O efeito dos cultos evangélicos em universidades públicas

Recentemente, vídeos de um culto na praça da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dominaram as redes com uma enxurrada de críticas à instituição. Ao invés de festas com “chopadas” (regadas a cerveja e música), muitos estudantes estão preferindo fazer orações em grupos. Enquanto para uns os movimentos ligados à religião em faculdade sejam mal vistos, nem sempre o efeito gerado é negativo. Segundo o antropólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rodrigo Toniol, esse aumento cria uma maior diversidade dentro de salas de aula. “Isso tem implicação no modo de condução e o modo de reação dos alunos a determinados temas. Mas não é só reação negativa, estou falando em experiência de vida e o modo que se pensa o universo religioso. O número de evangélicos nas universidades públicas aumentou muito as experiências compartilhadas por eles na sala de aula também”, afirma em entrevista à coluna GENTE.

Em 1970, apenas seis por cento dos brasileiros se identificavam como evangélicos. O panorama mudou: hoje o grupo é de cerca de trinta e um por cento da população. E não é de hoje que os evangélicos as universidades públicas – em 1941, foi fundada a Aliança Bíblica Universitária do Brasil, com o intuito de mostrar que as instituições educacionais também são “espaços de devoção”. Entretanto, movimentadas pela própria Igreja e por partidos de direita, discussões de que o espaço universitário era “dominado” pela esquerda sempre foram acaloradas.

O ponto de grande debate sobre essa presença é que, apesar de maior diversidade, o discurso evangélico ainda é ligado a falas preconceituosas. Considerado o último grande bastião” a salvo das rixas alavancadas por pregações neopentecostais, o meio acadêmico se vê cada vez mais “animado” no debate. Se antes os corredores universitários eram tidos como de alto “grau de contaminação político-ideológica”por parte de setores conservadores, agora eles são os novos territórios a serem dominados. O discurso de ódio não é unânime, claro, de parte dos evangélicos. “O jovem evangélico também está se descobrindo, aprendendo quem é ele. Muitos evangélicos que convivo são progressista, fazem parte de coletivos LGBTQIA+ e são feministas cristãs”, diz  o antropólogo.

Entretanto, utilizar espaços públicos dentro das universidades para fazer culto precisa ser regularizado. “Uso de conteúdo religioso dentro de instituições públicas é algo muito comum. Como princípio geral não há intolerância religiosa, é como as universidades costumam a se organizar”, ressaltou o antropólogo. Para ele, não há receita de bolo. Dentro do espaço democrático, os evangélicos vão testando suas doutrinas – o que não impede de, eventualmente, saírem para (quem sabe) as noitadas universitárias.

Ou seja, assim como a prática religiosa nos campi pode aproximar outras formas de pensamento, também pode fazer com que estudantes antes conservadores se abram para olhares mais progressistas. Afinal, eis um bom lugar para se aprender a viver em sociedade.

Veja

Certa Fibra Internet: Conexão sem Limite

Em um mundo cada vez mais conectado, ter uma internet rápida e estável faz toda a diferença. A Certa Fibra Internet oferece a melhor experiência para quem precisa de alta velocidade, estabilidade e cobertura ampla.

Seja para trabalhar, estudar, jogar ou maratonar suas séries favoritas, você conta com uma conexão sem limite, sem interrupções e com o suporte que você merece. Escolha a Certa Fibra Internet e navegue com liberdade!

Estação do Café: Uma Explosão de Sabores para Café, Lanche e Brunch

Se você é apaixonado por café e busca um lugar especial para relaxar, saborear refeições deliciosas e aproveitar momentos únicos, a Estação do Café é o destino ideal. Mais do que uma simples cafeteria, é um espaço onde cada detalhe é pensado para oferecer uma verdadeira experiência sensorial.

Café: o coração da experiência

Na Estação do Café, o protagonista é o café. Com aromas e sabores, aqui você encontra desde o clássico espresso até criações exclusivas, e combinações com especiarias que surpreendem o paladar.

Lanches para todos os gostos

Acompanhando o café, os lanches ganham destaque. Opções que vão de salgados, panquecas, tortas leves e saborosas, a bolos caseiros que remetem ao conforto de um abraço. Tudo preparado com ingredientes frescos e um toque especial.

Brunch: um convite ao prazer

Se você ama a ideia de um café da manhã prolongado, o brunch da Estação do Café é imperdível. Com uma seleção variada que inclui panquecas, ovos, cuscuz, tapiocas e sucos naturais, é uma oportunidade para desacelerar e aproveitar uma refeição completa e reconfortante.

Ambiente acolhedor e convidativo

Além do cardápio impecável, o ambiente é um espetáculo e atendimento caloroso, a Estação do Café é perfeita para momentos a sós, encontros com amigos ou reuniões de trabalho.

Venha descobrir por que a Estação do Café é mais do que uma parada: é um destino que celebra os sabores, a convivência e o prazer de bem viver.

Maranhense recrutado pelo exército da Ucrânia sobrevive a bombardeio

O maranhense Rafael Paixão de Oliveira, de 29 anos, que deixou o estado para tentar a vida no exterior e foi recrutado pelo exército da Ucrânia, sobreviveu a um bombardeio na quinta-feira (3).

Segundo a mãe de Rafael, Nêila Paixão, ela recebeu uma ligação da Ucrânia informando que o filho não teria resistido aos ferimentos durante o bombardeio. Depois do susto, ela recebeu a notícia oficialmente do comando do exército, de que Rafael estava no grupo de sobreviventes.

“Foi um desespero lá e ligaram pra família de outros também, avisando que tinham morrido. Porém eles confirmaram tudo hoje pela manhã e, graças a Deus, o Rafael foi um que tava bem, que tava vivo. Nós recebemos uma videochamada do comandante nos tranquilizando, tranquilizando a família, que o Rafael tinha sido encontrado e que tava tudo bem. Graças a Deus, o pior como a gente tinha sido informado não aconteceu”, comemorou Nêila.

Após o ataque, Rafael teve uma lesão no joelho e outra na mão, mas não corre risco de vida. Ele chegou a fazer uma chamada de vídeo para a mãe, que mora em São Miguel do Tocantins, município que faz limite com Imperatriz, na divisa entre o Maranhão e o Tocantins.

Na ligação de vídeo, Rafael aparece em meio aos escombros, na guerra na Ucrânia, tranquilizando a família de que estava tudo bem com ele (veja o vídeo acima).

Rafael cursava direito em uma faculdade particular de Imperatriz, na região tocantina do Maranhão, mas deixou os estudos em agosto de 2024 para viajar para a Holanda com a namorada, em busca de novas oportunidades.

Na Holanda o relacionamento de Rafael chegou ao fim mas, em vez de voltar ao Brasil, ele se voluntariou para integrar o exército ucraniano para lutar na guerra contra a Rússia.

De acordo com o Itamaraty, no início da guerra, em 2022, mais de 100 brasileiros se voluntariaram para lutar no exército ucraniano. Porém, atualmente, não há um número preciso de quantos brasileiros foram recrutados e estão nos campos de batalha.

g1ma

Uema abre inscrições para o auxílio estudantil de 2025; benefício pode chegar a R$ 500

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). — Foto: Divulgação/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) abriu as inscrições para o auxílio estudantil de 2025. Os valores dos benefícios variam entre R$ 400 a R$ 500, a depender do tipo de auxílio solicitado.

As inscrições podem ser feitas até 25 de abril por meio da plataforma SigUema. Os auxílios contemplam alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais e a distância (EaD), incluindo os programas Profitec e Ensinar de graduação.

Há cinco tipos de auxílio: Auxílio Permanência, Auxílio Moradia, Auxílio Creche, Auxílio Alimentação e Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência. Veja, abaixo, os editais de cada tipo de auxílio:

Os recursos são financiados com o apoio do Governo do Maranhão e tem como objetivo apoiar financeiramente estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo sua permanência e sucesso na vida acadêmica.

g1ma

PM, que estava trabalhando como motorista de aplicativo, é assaltado e mata suspeito em São Luís

PM, que estava trabalhando como motorista de aplicativo, é assaltado e mata suspeito em São Luís — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um policial militar, que estava de folga e trabalhava como motorista de aplicativo, reagiu a um assalto e matou um dos suspeitos de ser assaltante. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (4), no bairro Rio Grande, na região do Maracanã, em São Luís.

Segundo informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o crime aconteceu por volta das 13h, quando o PM, atuando como motorista de aplicativo, foi buscar uma passageira próximo à integração do Distrito Industrial. Ao chegar ao local indicado para iniciar a viagem, o policial foi surpreendido por quatro criminosos, que entraram no veículo e o renderam com uma arma de fogo.

O grupo seguiu com a vítima dentro do veículo e, ao chegar ao bairro Rio Grande, o militar entrou em luta corporal com os assaltantes e conseguiu balear um deles. Os outros três conseguiram fugir.

O caso foi registrado por uma câmera de segurança (Veja o vídeo acima). Nas imagens, o veículo aparece entrando em uma rua com duas portas abertas e, de repente, uma pessoa, aparentando ser uma mulher, cai do veículo e foge do local. Em seguida, o carro colide com uma calçada e para. Nesse momento, o PM aparece travando luta corporal com dois assaltantes. Enquanto eles lutam, outra pessoa, também aparentando ser mulher, sai correndo de dentro do carro e foge.

O PM consegue se livrar dos assaltantes e sai correndo. Um deles, que está armado com um revólver, aponta a arma na direção do policial, mas decide voltar atrás e fugir. O comparsa corre na intenção de alcançar o PM, mas logo depois volta e cai no chão, pois havia sido baleado pelo policial.

De acordo com a PM-MA, uma guarnição foi acionada e, ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito baleado no chão e chamaram o serviço de emergência, que constatou a morte do homem.

O PM foi levado a um hospital para os primeiros socorros, pois apresentava escoriações devido à luta corporal com os suspeitos. Em seguida, ele compareceu à Delegacia de Homicídios para prestar depoimento.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, a dinâmica e as circunstâncias do caso serão esclarecidas pela investigação, conduzida pela Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP).

g1ma

A Madame quer lhe conhecer! Não resista ao Extremo sabor da melhor pizzaria de Codó

Se você é apaixonado por pizza, precisa conhecer a Madame Pizza, a melhor pizzaria de Codó! Aqui, cada fatia é preparada com ingredientes selecionados, muito carinho e um toque especial que transforma cada mordida em uma experiência inesquecível.


Variedade e Qualidade em Cada Pizza

Nosso cardápio conta com uma grande variedade de sabores, desde as clássicas Margherita e Calabresa até combinações exclusivas que você só encontra na Madame Pizza. Além disso, oferecemos opções para todos os gostos, incluindo pizzas doces, vegetarianas e especiais.


Ambiente Aconchegante e Atendimento de Primeira

Além de pizzas irresistíveis, oferecemos um ambiente confortável e acolhedor, perfeito para reunir a família e os amigos. Nosso atendimento é feito com simpatia e dedicação para que você tenha sempre a melhor experiência gastronômica.


Peça Sua Pizza Agora!

Venha nos visitar ou peça no conforto da sua casa! Garantimos uma entrega rápida e pizzas sempre quentinhas e deliciosas.

Madame Pizza – Sempre a Melhor Escolha

(99) 9 9171-3203 – Faça seu pedido agora e descubra por que somos a melhor pizzaria de Codó!

Dupla é presa ao tentar aplicar golpe bancário de R$ 19 milhões em São Luís

Os suspeitos tentavam sacar o valor usando um cheque verdadeiro, mas com informações falsas. — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

Dois homens foram presos em flagrante, na tarde dessa sexta-feira (4), ao tentarem aplicar um golpe de R$ 19 milhões em uma agência bancária no bairro Calhau, em São Luís. Com eles a polícia apreendeu celulares e outros materiais usados na tentativa de fraude.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), os suspeitos tentavam sacar o valor usando um cheque verdadeiro, mas com informações falsas.

Uma terceira pessoa, que também estaria envolvida no crime, tentou fazer algo parecido em outra agência próxima, mas fugiu antes da chegada dos policiais.

As investigações apontam que o grupo agia de forma organizada e com divisão de funções. Segundo a polícia, o caso está sendo apurado para identificar todos os envolvidos e descobrir se há ligações com crimes semelhantes em outros estados.

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de transições financeiras fora do comum e procure canais oficiais de atendimento bancário. Informações que possam contribuir com as investigações podem ser repassadas de forma anônima por meio do Disque-Denúncia (98) 3223-5800.

g1ma

Preso suspeito de abusar sexualmente de adolescente em Santa Inês; vítima fugiu para outro estado com medo do agressor

A Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que foi cumprido nessa quinta, pelos policiais civis da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Um homem de 50 anos foi preso, nessa quinta-feira (3), pelo crime de estupro de vulnerável praticado na cidade de Santa Inês, na região do Vale do Pindaré. A vítima e a mãe dela fugiram para estado do Pará, com medo do suspeito.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, consta na investigação que, na noite de 18 de junho de 2015, o denunciado foi até o quarto em que estava a vítima, uma menor de idade, acendeu a luz e, com a vítima deitada na cama, abaixou a roupa da mesma passando a acariciar suas pernas e, em seguida, passou a praticar ato libidinoso diverso de conjunção carnal com a adolescente.

Ainda de acordo com a polícia, o investigado aproveitou que as demais pessoas do local estavam dormindo para praticar o crime. Enquanto o ele abusava da vítima, a adolescente cobriu o rosto com o lençol para evitar ver a consumação do ato.

No dia seguinte, a vítima contou para sua mãe que o denunciado praticava atos libidinosos com ela e lhe ameaçava com a arma de fogo ou com faca, para não contar nada para a família. Assustadas com o fato, mãe e filha fugiram para o estado do Pará, onde procuraram à polícia para comunicar o crime.

A Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que foi cumprido nessa quinta, pelos policiais civis da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, com o apoio do Centro de Inteligência de Segurança Púbica (CISP).

Após as comunicações de praxe, o conduzido foi encaminhado à Unidade Prisional de Santa Inês, onde permanecerá a disposição da Justiça.