Caxias: Tiroteio próximo a faculdade no Maranhão deixa estudantes feridos

Estudantes são baleados próximo a faculdade em Caxias — Foto: Reprodução/Bom dia Mirante

Na noite da última segunda-feira (31), dois homens chegaram em uma moto próximo de uma faculdade na cidade de Caxias, a 367 km de São Luís, e começaram a efetuar disparos, causando grande alvoroço na entrada da instituição. Estudantes foram atingidos.

A polícia investiga se os suspeitos tinham um alvo específico e se a pessoa estaria entre os alunos. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Gentil Filho e estão em estado estável.

O fato aconteceu em frente a um bar, próximo à faculdade, onde o alvo seria um homens que estavam na calçada. Informações preliminares apontam que dois suspeitos dos disparos chegaram em uma motocicleta e, em vez do alvo, atingiram de raspão duas estudantes que também estavam em frente ao local.

Durante a ação, o homem fugiu para a parte interna do bar e o proprietário do estabelecimento acabou atingido de raspão, na perna, pelos projéteis. O alvo dos suspeitos não sofreu nenhum ferimento e evadiu-se do local. Os suspeitos fugiram e o caso segue sob investigação pela Delegacia de Homicídios de Caxias.

g1ma

Dalma Modas Está Contratando Costureira; entre em contato pelo WhatsApp (99) 99978-1040 ou pelo Instagram @dalmamodas

Se você é costureira e possui experiência na área, essa pode ser a sua oportunidade! A Dalma Modas está em busca de profissionais qualificadas para integrar sua equipe.

Para mais informações e candidaturas, entre em contato pelo WhatsApp (99) 99978-1040 ou pelo Instagram @dalmamodas.

Venha fazer parte de uma equipe comprometida com a qualidade e estilo no mundo da moda!

Influenciadora Gabi Cazimiro é solta duas semanas após ser presa em operação contra ‘Jogo do Tigrinho’ no MA

Influenciadora Gabi Cazimiro é solta duas semanas após ser presa em operação contra 'Jogo do Tigrinho' no MA — Foto: Divulgação/Redes Sociais

A influenciadora digital Gabi Cazimiro foi solta, no último sábado (29), após ser presa em uma operação de combate a jogos eletrônicos ilegais, em Bacabal, a 266 km de São Luís.

Embora possa responder ao inquérito em liberdade, ela deverá cumprir medidas restritivas, como não se ausentar da cidade e evitar o uso de redes sociais. Seu marido, Paulo Victor, já havia sido solto dois dias após a prisão do casal.

A prisão de Gabriela e Paulo aconteceu durante uma ação coordenada pela Polícia Civil do Ceará, que visava desmantelar uma associação criminosa envolvida em estelionato, lavagem de dinheiro e crimes contra a economia popular. A operação foi realizada em cinco estados: Ceará, Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais e Bahia.

Durante a ação, as autoridades apreenderam veículos, joias e outros itens de luxo. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de valores em contas bancárias dos envolvidos. Ao todo, sete pessoas foram presas, três no Ceará, uma na Bahia e outra em Minas Gerais.

Embora o único mandado de prisão fosse contra Gabriela, seu marido foi detido em flagrante ao ser encontrado com canetas indicadas para o tratamento de diabetes que só podem ser vendidas com receita médica. Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), ele estaria vendendo esses itens ilegalmente para fins de emagrecimento.

Após sua prisão, o g1 entrou em contato com a defesa da Gabriela Cazimiro que informou que a influenciadora não enganou ninguém e que seus advogados já estão trabalhando para provar a inocência dela e de seu marido.

Operação contra o ‘Jogo do Tigrinho’

A influenciadora Gabi Cazimiro e o marido ostentam uma vida de luxo nas redes sociais. — Foto: Divulgação/Redes sociais

A influenciadora Gabi Cazimiro e o marido ostentam uma vida de luxo nas redes sociais. — Foto: Divulgação/Redes sociais

Uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (20) prendeu influenciadores digitais suspeitos de envolvimento com jogos de azar ilegais, como o ‘Jogo do Tigrinho’, além de estelionato e lavagem de dinheiro. A ação ocorreu de forma simultânea no Ceará, Maranhão, Bahia e Minas Gerais.

No Maranhão, a Polícia Civil prendeu a influenciadora Maria Gabriela Casimiro da Silva, conhecida como Gabi Cazimiro, na cidade de Bacabal. O marido de Gabi, Paulo Vitor, também foi preso por venda ilegal de medicamentos usados para “auxiliar no emagrecimento”.

Contra Gabi, havia mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela Justiça do Ceará. O mandado de busca visava apreender veículos, joias, valores e quaisquer objetos ilícitos.

Durante a operação, os investigadores apreenderam em endereços ligados a influenciadora documentos, cadernetas de anotações, um veículo, joias, dinheiro em espécie, celulares e notebooks. A Justiça do Estado do Ceará também decretou o bloqueio das contas da influenciadora.

Durante a operação, o marido de Gabi, Paulo Vitor, foi preso em flagrante, após a polícia encontrar com ele cinco canetas de Mounjaro, medicamento usado para auxiliar o emagrecimento, que era comercializado ilegalmente pelas redes sociais.

Após os procedimentos em Bacabal, Gabi Cazimiro e Paulo Vitor serão levados para São Luís, onde ficarão à disposição da Justiça. A polícia continua as investigações para identificar outros envolvidos no esquema.

g1ma

Homem morre após ser eletrocutado em poste de energia elétrica na zona rural de São Luís

Homem morre após ser eletrocutado em poste de energia elétrica na zona rural de São Luís — Foto: Divulgação/Redes sociais

Um homem morreu, no início da tarde desta segunda-feira (31), após sofrer uma descarga elétrica em um poste no bairro Coqueiro, na zona rural de São Luís.

Segundo testemunhas, o homem estava realizando uma ligação clandestina, quando foi eletrocutado e morreu no local.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros estiveram no local e constataram a morte da vítima.

Por meio de nota, a Equatorial Maranhão, distribuidora de energia elétrica do estado, informou que tomou conhecimento do acidente e que lamenta profundamente a situação que vitimou o homem.

Justiça Federal condena ex-prefeito de Marajá do Sena pelo desvio de verbas destinadas à construção de escolas

Justiça Federal em São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Justiça Federal

A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Marajá do Sena, Manoel Edivan Oliveira da Costa, a cinco anos e seis meses de prisão pelo desvio de R$ 96.737,62 em verbas federais destinadas à construção de duas escolas localizada no município a 394 km de São Luís. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o Ministério Público Federal, as verbas foram repassadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de convênio firmado com o município, em 2014, para a construção das escolas. As investigações apontam que as verbas não foram aplicadas o caracterizou o desvio de recursos públicos.

Segundo o Parecer Técnico da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, apenas 25,06% da construção de uma das escolas foi realizada. A outra escola teve apenas 0,13% da obra executada. As obras também não foram concluídas no prazo estabelecido que era 30 de setembro de 2016 e a prestação de contas, obrigatória até 31 de agosto de 2018, não foi apresentada.

O MPF apontou que embora Manoel Edivan tenha deixado o cargo de prefeito em dezembro de 2016, antes do fim do prazo para a prestação de contas, o seu sucessor não conseguiu apresentar as contas devido à falta de documentos e informações sobre o andamento das obras. Com isso, o sucessor adotou providências legais com objetivo de proteger o resguardo do patrimônio municipal, ajuizando uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito.

Na sentença, a Justiça absolveu o ex-prefeito do crime de responsabilidade pela não prestação de contas, pois considerou que ele estava impossibilitado de fazer, já que não estava mais no cargo ao final do prazo desta obrigação legal. Entretanto, a decisão condenou Manoel Edivan pelo crime de responsabilidade pelo desvio de recursos públicos, conforme a acusação feita pelo MPF.

A Justiça entendeu que “o modo escancarado como se deu o desvio dos recursos públicos impressionou”. A sentença também pontuou que Marajá do Sena possui o possui o segundo pior IDH educacional do Maranhão, de apenas 2,99, que, “ainda assim, o réu subtraiu às famílias desse município a possibilidade de ver seus filhos contarem com duas escolas básicas”.

Com a condenação, o ex-gestor terá que devolver o valor desviado, acrescido de correção monetária, para reparação do dano causado ao patrimônio público, e também está proibido de exercer funções públicas por cinco anos. A decisão cabe recurso.

g1ma

Flávio Dino determina suspensão de repasse de emendas para universidades de 8 estados

Nesta terça-feira (1º), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou o bloqueio dos repasses das emendas parlamentares para universidades de oito estados e suas fundações de suporte. A ordem é estabelecida quando as entidades federativas não cumprem as normas de transparência necessárias para a utilização dos recursos.

Os estados são: Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe. De acordo com Dino, não foram registrados 6.247 planos de trabalho para o período de 2020 a 2023. Ele também estabeleceu que as unidades federativas e os municípios que receberam emendas Pix relacionadas a esses planos devem prestar contas em até 90 dias.

“O não cadastramento, até o momento, de 6.247 Planos de Trabalho, totalizando quantidades de bilhões do orçamento público federal, sublinha, mais uma vez, o nível de desorganização institucional que marcou a implementação das transferências especiais (‘emendas Pix’). Como já demonstrado nestes autos, deveres básicos atinentes ao planejamento, controle, transparência, rastreabilidade e prestação de contas restaram inadimplidos, afrontando preceitos constitucionais e legais”, escreveu.

Outros sete estados apresentaram informações insuficientes e, assim, não atendem completamente a determinação de Dino. Para esses casos, o ministro deu prazo de 15 dias para que eles regularizarem a situação das emendas.

Em fevereiro deste ano, o magistrado aprovou um plano de trabalho apresentado pelo governo e pelo Congresso para aprimorar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares.

No mesmo mês, ele solicitou que o Tribunal de Contas da União (TCU) entregasse nova nota técnica, até sexta-feira da semana passada (28/3), com os números sobre a presença de planos de trabalho nas emendas Pix de 2020 a 2024.

A decisão do ministro Flávio Dino trouxe uma solução para um impasse que já se arrasta desde 2024, quando, em agosto, ele bloqueou os repasses de todas as emendas parlamentares exigindo que o Congresso editasse uma lei que cumprisse as exigências de transparência do Supremo.

Em novembro, o Legislativo aprovou as mudanças, sem resolver vários dos problemas apontados pelo STF, e no início de dezembro o ministro liberou os pagamentos, exigindo, contudo, mudanças no sistema.

*Fonte: Correio Braziliense

Refresque-se com as delícias da Sorveteria Oba Oba

Mais uma semana chegou, e nada combina melhor que um sorvete bem gelado para refrescar os dias quentes! A Sorveteria Oba Oba tem as opções perfeitas para tornar a sua demana ainda mais gostosa.

Sabores que são pura alegria!

Aqui na Oba Oba, a diversidade de sabores é tão grande, desde os clássicos como chocolate, morango e creme, até opções especiais como frutas tropicais, leite ninho trufado e pavê de sonho de valsa, temos um sorvete para cada ocasião.

Se você gosta de ousar, experimente nossos milk-shakes turbinados, taças especiais e os irresistíveis sundaes, que são uma explosão de sabor!

Combinações para todos os gostos

Quer algo mais leve? Temos opções de picolés de frutas ideais para quem quer se refrescar sem sair da linha. Agora, se a ideia é se jogar na doçura, nossos sorvetes artesanais com coberturas generosas são a escolha certa!

A Sorveteria Oba Oba está pronta para receber você e sua turma com aquele atendimento especial e um ambiente perfeito para relaxar. Aproveite para se deliciar com um sorvete geladinho e garantir a energia para aproveitar cada momento!

Não deixe o calor te desanimar—refresque-se com as delícias da Sorveteria Oba Oba!

Venha nos visitar e aproveite!

Sarcopenia: o que é e o teste que você pode fazer em casa para saber se tem

A sarcopenia, caracterizada pela perda progressiva de massa e força muscular, é frequentemente relacionada ao envelhecimento. No entanto, estudos recentes indicam que essa condição também pode acometer indivíduos mais jovens, impactando negativamente sua qualidade de vida e funcionalidade.

Embora seja mais comum em idosos, a sarcopenia pode afetar adultos jovens devido a fatores como sedentarismo, dietas inadequadas, doenças crônicas e uso de determinados medicamentos. A partir dos 30 anos, é possível observar uma diminuição de 1% a 2% da massa muscular por ano, o que pode ser agravado por hábitos de vida pouco saudáveis.

Saiba mais sobre a sarcopenia

Quais são os sintomas?
Os sintomas da sarcopenia em jovens incluem fraqueza muscular, fadiga, redução da mobilidade e dificuldades em realizar atividades cotidianas. Esses sinais podem passar despercebidos ou ser atribuídos a outras causas, retardando o diagnóstico e o início do tratamento.

Teste para saber se você tem sarcopenia
Em matéria exibida no Fantástico, o Dr. Drauzio Varella mostrou um teste que pode ser feito em casa para saber se você deve procurar ajuda médica ou não. O teste consiste em observar enquanto o paciente realiza o exercício de sentar em uma cadeira e levantar sem o auxílio dos braços, repetindo até totalizar 5 movimentos.

Homens devem fazer isso em 12 segundos e mulheres em 14 segundos. Um tempo maior ou não conseguir executar o movimento indica que a pessoa deve procurar um médico.

O diagnóstico da sarcopenia é realizado por profissionais de saúde, como médicos clínicos gerais, geriatras e ortopedistas, por meio de avaliação clínica e exames específicos. A densitometria óssea e corporal, por exemplo, permite avaliar a composição corporal e identificar a redução da massa muscular.

Como tratar a Sarcopenia?
O tratamento da sarcopenia em jovens envolve a adoção de um estilo de vida saudável, com ênfase na prática regular de exercícios físicos, especialmente os de resistência, como a musculação, que ajudam a aumentar a massa e a força muscular. Além disso, uma alimentação equilibrada, rica em proteínas e nutrientes essenciais, é fundamental para a manutenção da saúde muscular. Em alguns casos, a suplementação pode ser recomendada por um profissional de saúde.

Continua depois da publicidade
A conscientização sobre a possibilidade de ocorrência da sarcopenia em jovens é crucial para a prevenção e o tratamento precoce. Manter-se atento aos sinais e sintomas, buscar orientação médica e adotar hábitos de vida saudáveis são medidas essenciais para preservar a saúde muscular e a qualidade de vida ao longo dos anos.

NSC Total