Curso gratuito para eletricistas abre 25 vagas em Imperatriz; saiba como se inscrever

Equatorial Maranhão abre inscrições para o Programa Escola de Eletricistas em Imperatriz — Foto: Divulgação/Equatorial Energia

A cidade de Imperatriz foi contemplada com 25 vagas para a edição 2025 do Programa Escola de Eletricistas, que oferece qualificação gratuita para quem deseja ingressar no setor de distribuição de energia elétrica.

Os interessados podem acessar o edital e realizar a inscrição até o dia 30 de abril. O curso tem duração aproximada de quatro meses e oferece ajuda de custo mensal para garantir a permanência dos alunos na capacitação.

Os requisitos para participação incluem idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva nas categorias “B” ou “C”. A seleção dos candidatos será realizada por meio de um processo estruturado, sem vínculo empregatício.

Nesta edição, o programa terá a ampliação da oferta de cursos de qualificação técnica e um acompanhamento para mapear a empregabilidade dos alunos formados, visando aprimorar suas oportunidades no mercado de trabalho.

A metodologia do curso inclui uma carga horária total de 520 horas, sendo 112 delas voltadas para o desenvolvimento comportamental, abordando temas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e planejamento de carreira.

A capacitação é realizada pela Equatorial Maranhão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

g1ma

Polícia prende foragido com drogas em São Luís após denúncia anônima

O foragido estava escondido no bairro da Maoibinha. — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (1º), a polícia prendeu um homem que estava foragido da justiça no bairro Maiobinha, em São Luís. A captura foi possível graças a uma denúncia anônima recebida pelo Disque Denúncia do Maranhão.

Durante a ação, os policiais descobriram que o homem havia cortado a tornozeleira eletrônica em outubro de 2024 e estava foragido desde então. No apartamento onde ele morava com a companheira, foram encontradas quantidades de cocaína e skunk, além de materiais usados para vender drogas.

Homem foi encontrado com quantidade de substâncias ilícitas — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Homem foi encontrado com quantidade de substâncias ilícitas — Foto: Divulgação/Polícia Civil

O suspeito foi levado para a delegacia e preso em flagrante por tráfico de drogas. A prisão foi confirmada pelo delegado Henrique Mesquita, responsável pela investigação.

g1ma

VÍDEO: facção invade velório e ateia fogo em cadáver no Ceará

Um velório na cidade de Trairi, no interior do Ceará, terminou de forma violenta na última terça-feira (1º), quando criminosos atearam fogo no corpo de um homem que estava sendo velado. Quatro suspeitos foram presos e encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com a polícia, os envolvidos pertencem a uma facção criminosa e teriam incendiado o cadáver como parte de um ritual ou represália. Durante a ação, um dos suspeitos se feriu ao ser atingido pelas chamas e precisou ser levado para um hospital próximo à região. A informação foi confirmada pelo Portal iG.

O homem que estava sendo velado morreu na segunda-feira (31), durante uma operação policial na localidade da Baixa, zona rural de Santana do Acaraú. A ofensiva, realizada pela Polícia Civil com apoio de unidades especializadas como o Comando Tático Rural (Cotar) e o Batalhão Especial de Polícia do Interior (BEPI), resultou na morte de três suspeitos e na apreensão de armas, munições e celulares.

A investigação aponta que o grupo morto na operação era suspeito de envolvimento em diversos crimes na região e teria reagido à abordagem policial com disparos de arma de fogo. Um dos integrantes conseguiu escapar e segue foragido.

Pessoas com autismo têm direito a desconto de até 65% na conta de luz

No Maranhão, onde o calor intenso torna indispensável o uso de ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos elétricos, qualquer alívio no orçamento representa mais do que economia, significa dignidade.

Para muitas famílias que convivem diariamente com os desafios do Transtorno do Espectro Autista (TEA), um benefício pouco conhecido pode fazer a diferença: o desconto na conta de energia elétrica, garantido pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um programa do Governo Federal.

A TSEE pode reduzir a fatura de energia em até 65% para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (Cad Único) e que tenham entre seus membros uma pessoa com deficiência, incluindo aquelas diagnosticadas com TEA. Esse desconto pode representar um importante alívio financeiro, especialmente para as famílias que precisam arcar com custos elevados de terapias, medicamentos e cuidados específicos.

Ivanilde Teixeira, Presidente da Associação dos Amigos do Autista do Maranhão – São José de Ribamar e o filho Carlos Raphael da Silva Teixeira mostram a conta de luz com desconto. (Foto: Divulgação)

A senhora Ivanilde Teixeira, Presidente da Associação dos Amigos do Autista do Maranhão – São José de Ribamar, conhece bem esse impacto. Mãe de Carlos Raphael da Silva Teixeira, de 34 anos, ela conta como o benefício ajuda no dia a dia da família.

“Meu filho é um autista adulto e adora assistir TV e ouvir música. A televisão fica ligada o dia todo, consumindo bastante energia. Se não fosse o desconto, nossa conta de luz seria muito mais alta. Essa economia nos permite investir o dinheiro que sobra em medicações e terapias essenciais para ele”, relata.

Mais de 400 mil famílias ainda podem ter direito ao benefício

Abril é o mês de Conscientização sobre o Autismo, e a Equatorial Maranhão reforça o chamado às famílias para que regularizem seu cadastro e garantam o benefício.

“Atualmente, mais de 1 milhão de famílias no Maranhão já recebem o desconto da Tarifa Social, sendo que mais de 55 mil são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). No entanto, ainda existem cerca de 444 mil famílias que têm direito ao desconto, mas não estão cadastradas. Sabemos que muitas delas incluem crianças e adultos autistas que poderiam ser beneficiados”, explica Francila Soares, Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão.

Um direito que pode transformar vidas

O tratamento de pessoas com TEA muitas vezes envolve o uso contínuo de aparelhos que consomem energia elétrica, desde dispositivos para estimulação sensorial até equipamentos médicos utilizados em casa.

A Tarifa Social considera essa realidade e pode ser concedida mediante a apresentação de um laudo médico que comprove a necessidade desses aparelhos, conforme previsto nos artigos 177 e 178 da Resolução nº 1.000 da ANEEL.

Além disso, para ter acesso ao desconto, a família precisa estar inscrita no Cad Único e atender aos critérios de renda:

  • Renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706);
  • Renda total de até três salários mínimos (R$ 4.236), nos casos em que há um integrante com deficiência que utilize equipamentos elétricos de forma contínua.

“Sabemos que as famílias de autistas já enfrentam desafios emocionais, físicos e financeiros diariamente. Ter uma conta de luz mais acessível não é apenas um suporte financeiro, mas uma forma concreta de garantir mais qualidade de vida. Por isso, estamos intensificando a comunicação ao longo deste mês, para alcançar o maior número de família que ainda não têm esse apoio”, reforça Francila.

Como solicitar o benefício?

Se sua família tem um integrante com TEA e ainda não recebe o desconto da Tarifa Social, o primeiro passo é procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para se inscrever no Cad Único. Após essa etapa, é necessário apresentar os seguintes documentos junto a Equatorial Maranhão:

  • Número de Identificação Social (NIS) ou Código Familiar do Cad Único;
  • Laudo médico detalhado, contendo o CID do diagnóstico, a descrição dos equipamentos utilizados, o tempo médio de uso mensal e a assinatura de um médico com registro no CRM;
  • Documentos pessoais do titular da conta de energia.

Após a análise técnica da Distribuidora, se todos os critérios forem atendidos, o desconto será concedido. Vale lembrar que a atualização cadastral deve ser feita a cada dois anos para manter o benefício ativo.

Confira os critérios para receber o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (Cad Único);
  • Ter renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou até três salários mínimos por família nos casos em que há uso de equipamentos elétricos por pessoa com deficiência;
  • Apresentar laudo médico com CID, equipamentos utilizados e assinatura de um profissional com CRM;
  • Manter o cadastro atualizado a cada dois anos.

Muito além da energia

Por trás de cada conta de luz em uma casa com autistas, existem histórias de superação. Mães que passam noites em claro, pais que se desdobram para garantir sessões de terapia, avós que se tornam cuidadores em tempo integral.

Nesses lares, a energia elétrica não é apenas um serviço essencial — é parte do tratamento, do conforto e da rotina dessas famílias. “Esse é um direito assegurado por lei. Mas, mais do que isso, representa uma rede de cuidado social que precisa funcionar para garantir que todas as famílias tenham as mesmas oportunidades de viver com dignidade”, reforça Francila Soares.

O Imparcial

Vereadora Leda Torres destaca sucesso da campanha Março Delas e o trabalho da secretária Abigail Cunha

Em seu discurso durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, a vereadora Leda Torres discorreu sobre o evento de culminância da campanha “Março Delas: Por Elas, Com Elas, Para Todas”, que teve encerramento em noite de gala na ultima sexta-feira, dia 28 de março, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

Tivemos a oportunidade de participar de um evento grandioso, de tamanha relevância e muito bem organizado pelo Governo do Estado, pela Secretaria da Mulher e que contou com uma programação muito rica, conscientizadora e tão bem direcionada. Um evento que contou com as presenças da primeira-dama do Estado, Larissa Brandão e da Secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha e tantas mulheres de expressão e que desempenham um valoroso serviço para o nosso estado e no trabalho pelas causas relativas a garantias de direitos e a proteção da mulher”, ressaltou a vereadora.

A parlamentar também destacou a tamanha receptividade, atenção e gentileza do encontro com a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, além do grande trabalho e empenho do Governo do Maranhão em realizar ações contínuas em prol da causa das mulheres. “Além da campanha ter sido um grande sucesso, com muitas atividades em benefício e promoção das causas relativas a proteção e garantia de direitos das mulheres, pudemos encerrar e celebrar em uma linda noite de espetáculos culturais este grande trabalho realizado pelo governador Carlos Brandão e pela nossa Secretária da Mulher, Abigail Cunha, que além de nos ter dado toda atenção, se mostrou muito interessada e compromissada com as demandas das mulheres no nosso município de Codó. Parabéns e muito obrigado”, concluiu a vereadora.

Força-tarefa busca onça-pintada que invadiu condomínio há uma semana em Imperatriz, no MA

Onça é flagrada tentando entrar em condomínio em Imperatriz — Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma semana após câmeras de segurança registrarem uma onça-pintada tentando entrar em um condomínio residencial em Imperatriz, no Maranhão. O animal foi visto em diversas áreas da cidade. A situação gerou a formação de uma força-tarefa composta por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com o objetivo de capturar o felino e devolvê-lo ao seu habitat natural.

Na madrugada do dia 25 de março, a onça foi vista em frente a um condomínio, demonstrando estar atordoada e chegou a se apoiar no portão de entrada. Após algumas tentativas, o animal deixou o local. Em imagens que circularam na internet, é possível ver a onça tentando entrar em uma casa pela janela. Desde então, as equipes têm realizado buscas intensivas para capturar o animal.

Força-tarefa busca onça-pintada que invadiu condomínio em Imperatriz, no MA — Foto: Reprodução/ TV Mirante

Força-tarefa busca onça-pintada que invadiu condomínio em Imperatriz, no MA — Foto: Reprodução/ TV Mirante

As buscas estão sendo realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural de Imperatriz. As equipes começaram a utilizar drones equipados com sensores de presença para localizar a onça nas áreas de vegetação que cercam o bairro onde ela foi vista pela última vez. Pela primeira vez, os agentes também se entraram na mata em busca do felino e contam até com o apoio de um helicóptero. No entanto, até o momento, o único sinal deixado pela onça foram as pegadas no chão.

Para o major André Silva, subcomandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, as buscas continuam e alguns locais já foram vistoriados.

“É importante ressaltar que nas proximidades do local onde a onça foi vista existem regiões de mata que já passaram por vistoria. Na tentativa de identificar o animal, foi realizado um sobrevoo à noite, mas nenhum vestígio dele foi encontrado”, afirmou o major André Silva.

Situações como essa não são comuns na região, mas acendem um alerta sobre o desequilíbrio ambiental. O coordenador do ICMBIO, Rogério Cunha de Paula, explica sobre essa preocupação. “Muitas cidades crescem de forma desordenada, avançando sobre áreas naturais, enquanto as altas taxas de desmatamento tornam mais grave essa questão. A região apresenta uma mescla entre o grande desenvolvimento das áreas urbanas e as zonas periurbanas”, afirma o coordenador.

Segundo as autoridades, após ser capturada, a onça receberá uma coleira de monitoramento para que possa ser solta em uma área segura. De acordo com a Defesa Civil, os moradores devem evitar atividades noturnas e ligar para os bombeiros caso avistem o felino.

Nos locais onde a onça apareceu, à noite as ruas ficam vazias e as portas das casas permanecem fechadas. “Eu tenho medo, né? Porque eu tenho que ir para a casa da minha sobrinha todos os dias… é perigoso, mas tem que ir”, comentou uma moradora sobre a situação alarmante que tem gerado preocupação na comunidade.

Show de gogo boys em gincana de prefeitura é investigado no Maranhão

Polícia investiga gincana do Mês da Mulher com gogo boys, promovida pela Prefeitura de Coelho Neto — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil do Maranhão abriu uma investigação para apurar irregularidades na edição 2025 da Gincana da Mulher, realizada no último sábado (29) em Coelho Neto, na qual gogo boys se apresentaram diante de um público formado principalmente por mulheres, crianças e adolescentes.

Imagens da apresentação que circularam nas redes sociais (veja acima) geraram indignação entre os moradores. Nos vídeos, é possível ver homens realizando uma performance erótica, com simulação de ato sexual, e com a participação do público. Em um dos vídeos, um dos gogo boys aparece vestido de bombeiro.

O g1 questionou a Prefeitura de Coelho sobre o caso e aguarda o retorno.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Mulher em celebração ao Mês da Mulher. O objetivo, segundo a organização, era ‘promover o empoderamento feminino‘.

De acordo com a secretaria, a gincana contou com “um torneio esportivo, apresentações culturais” e a primeira marcha contra o feminicídio, reunindo cerca de 500 mulheres.

No site da prefeitura de Coelho Neto, uma notícia publicada nessa segunda-feira (31) destaca a realização da gincana, sem mencionar a participação dos gogo boys.

A Polícia Civil instaurou um procedimento e deve ouvir nos próximos dias testemunhas e membros da Secretaria da Mulher. As investigações estão sendo conduzidas pelo delegado Diego Rocha, de Coelho Neto. Uma denúncia formal foi protocolada no Ministério Público do Maranhão (MPMA).

g1ma