Equatorial Maranhão lança Plano Operacional para assegurar fornecimento de energia durante as festividades juninas

_Equipes estratégicas estarão mobilizadas em todo o estado durante o período festivo_

Tradicionalmente, o mês de junho é marcado pelas festividades de São João, celebradas em todo o Brasil com muita cultura, cores e comidas típicas. Pensando no conforto dos maranhenses e em garantir o sucesso das festas, a Equatorial Maranhão colocou em ação o Plano Operacional para o São João de 2026, reforçando o compromisso da Distribuidora em manter o fornecimento de energia com mais continuidade e segurança para toda a população.

O gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall, destaca o preparo da empresa para atuar com eficiência durante o período. “Estruturamos um plano sólido, com atividades bem alinhadas e um fluxo de atuação definido, para que possamos responder com agilidade a qualquer situação emergencial. Nosso compromisso é garantir aos clientes o máximo de continuidade no fornecimento de energia elétrica, para que possam aproveitar as festas juninas com conforto e segurança”, afirmou.

*Equipes de plantão e tecnologia a serviço da população*

As equipes técnicas estarão de plantão e prontas para atender a qualquer eventualidade, do primeiro ao último dia das festividades. O contingente mobilizado reúne engenheiros, líderes, técnicos, analistas, operadores, controladores, eletricistas, equipes comerciais e de campo, além de estruturas de grande porte e caminhões de Linha Viva, todos preparados para atuar de forma rápida e segura.

Essas equipes estarão posicionadas em regiões estratégicas onde serão realizados os principais arraiais definidos pelas prefeituras e pelo Governo do Estado. Além disso, contarão com sistemas de comunicação integrados ao Centro de Operações Integradas (COI), garantindo agilidade na troca de informações e no atendimento às ocorrências relacionadas ao sistema elétrico.

*Ações preventivas reforçadas antes das festividades*

A Equatorial Maranhão intensificou, de forma antecipada, as ações de manutenção preventiva, com foco na preparação para o período de festejos em pontos estratégicos do estado. As principais medidas incluem inspeções programadas nas redes de distribuição, lavagem de componentes em subestações, substituição de isoladores, instalação de espaçadores e poda preventiva de galhos que possam comprometer a rede elétrica.

*Alerta de segurança com a rede elétrica*

Durante esse período de festas, é comum a realização de atividades que exigem atenção redobrada, como o uso de fogos de artifício, bombinhas, rojões e fogueiras utilizadas para aquecer os pandeirões, além da instalação de enfeites juninos, como bandeirinhas e balões de papel. Diante dessas situações, a Equatorial Maranhão reforça a importância da prevenção de acidentes envolvendo eletricidade. A Distribuidora destaca que a regra de ouro é manter sempre distância da rede elétrica e jamais lançar objetos sobre a fiação.

Além disso, é importante redobrar a atenção no trânsito para evitar acidentes e, se consumir bebida alcoólica, não dirija. Muitas ocorrências causam danos graves às vítimas e também provocam transtornos no fornecimento de energia devido à quebra de postes em vias públicas. Caso a população presencie acidentes dessa natureza, é fundamental entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116, e com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

*Atendimento no período do São João*

O atendimento da Equatorial Maranhão continuará funcionando 24 horas por dia, todos os dias, por meio do WhatsApp, no número (98) 2055-0116, com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), do aplicativo Equatorial Energia e do site www.equatorialenergia.com.br. Em caso de necessidade, os clientes devem acionar a Distribuidora por meio desses canais.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Seja no Maranhão ou no Senado Federal, competência de Lahesio Bonfim quer transformar a mentalidade política no Brasil

Na segunda parte da entrevista ao quadro Conversa Franca, apresentado por Genivaldo Silva, o então pré-candidato ao Governo do Maranhão, Lahesio Bonfim (NOVO), falou sobre o aprendizado adquirido após a eleição de 2022, os desafios do cenário político estadual e suas propostas para uma eventual gestão a partir de 2027.

No entanto, Lahesio Bonfim, anunciou na última quinta-feira (11) que não disputará mais o Governo do Maranhão nas eleições de 2026. Lahesio afirmou que, apesar de aparecer bem posicionado em pesquisas de intenção de voto para o Governo do Maranhão, identificou nas ruas um sentimento favorável à mudança de rumo de sua pré-campanha. Agora o projeto será o Congresso Nacional, pré-candidato ao Senado Federal.

Rumo ao Senado Federal

Durante o pronunciamento, Lahesio relembrou sua candidatura ao Palácio dos Leões em 2022, quando obteve quase 1 milhão de votos e ficou próximo de levar a disputa para o segundo turno. Segundo ele, a decisão foi tomada após ouvir apoiadores e lideranças em diversas regiões do estado.

Mesmo com esse novo quadro político, a publicação da segunda parte do quadro Conversa Franca, no programa Comando Geral, do apresentador Genivaldo Silva, ainda vem a propósito, pois mostra a mentalidade e vontade do pré-candidato (agora ao Senado Federal) Lahesio Bonfim é transformar para melhor a maneira de se fazer política no Brasil.

Segunda Parte do quadro Conversa Franca

Ao ser questionado sobre as diferenças entre a campanha de 2022 e a pré-campanha de 2026, Lahesio afirmou que hoje se considera mais maduro e experiente. Segundo ele, a disputa anterior representou um marco em sua trajetória política e fortaleceu sua convicção de contribuir para a transformação do Maranhão.

O ex-prefeito destacou que sua motivação para permanecer na vida pública está relacionada ao desejo de deixar um legado positivo. Médico por formação, ele ressaltou que poderia dedicar-se exclusivamente à profissão, mas optou por continuar participando do debate político por acreditar que o Maranhão ainda enfrenta desafios significativos nas áreas de saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento social.

Durante a entrevista, Lahesio também falou sobre quais seriam suas prioridades caso seja eleito governador. Entre as principais medidas citadas estão a redução de gastos da máquina, a revisão da carga tributária estadual e a criação de condições mais favoráveis para o crescimento do setor produtivo.

Segundo o pré-candidato, a redução de impostos e a ampliação de incentivos fiscais poderiam estimular investimentos privados, fortalecer empresas locais e gerar mais oportunidades de emprego e renda para a população. Ele defendeu ainda maiores investimentos em infraestrutura, especialmente na recuperação e ampliação da malha viária, como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.

Ao abordar o ambiente político maranhense, Lahesio comentou o cenário da sucessão estadual e avaliou que a eleição de 2026 deverá ser marcada por uma disputa de diferentes projetos políticos para o Maranhão. Ele também relembrou sua participação na eleição de 2022, quando terminou a disputa em segundo lugar, destacando o crescimento de sua candidatura durante a campanha.

Na reta final da entrevista, o pré-candidato afirmou estar otimista em relação ao futuro do estado e reforçou sua confiança na possibilidade de mudanças nos próximos anos. Para Lahesio, o Maranhão possui potencial para alcançar melhores indicadores sociais e econômicos por meio de uma gestão focada em eficiência administrativa, geração de oportunidades e melhoria dos serviços públicos.

Encerrando a conversa, Lahesio Bonfim deixou uma mensagem de esperança aos maranhenses, defendendo a união de esforços para construir um estado mais desenvolvido, com mais oportunidades e qualidade de vida para a população.

A partir de agora, todos os planos, metas, objetivos e projetos que estavam destinados ao Maranhão serão para transformar e para mudar a política do Brasil, com a mesma mentalidade de gestão mais humana, participativa, justa e transparente.

Mulheres do Agro do SINCODO se reúnem em encontro especial para fortalecer ações e ampliar a representatividade no campo

A Comissão das Mulheres do Agro do SINCODO promoverá, no próximo dia 17 de junho, às 18h, no Parque de Exposições Walten Zaidan, um encontro especial voltado às mulheres do agro, reunindo representantes da FAEMA, SINCODO e SENAR em um momento de fortalecimento, união e planejamento das ações para o setor.

A programação tem como objetivo incentivar a participação feminina e fortalecer a representatividade das mulheres no meio rural. Entre os assuntos que serão debatidos estão a filiação ao SINCODO, a definição das pautas para a participação na Expocodó 2026, com o tema “A Força Jovem no Agro”, além da apresentação da ação solidária “Natal Sem Fome”, que contará com a participação da representante da Ação da Cidadania durante a 52ª edição da Expocodó.

Além das discussões e do planejamento das atividades, o encontro contará com um momento especial de confraternização, celebrando a união e o compromisso das mulheres que atuam no setor agropecuário.

A iniciativa reforça a importância da participação feminina no desenvolvimento do campo e busca estreitar os laços entre as produtoras e lideranças rurais, fortalecendo um trabalho cada vez mais participativo e transformador.

“Juntas, somos mais fortes!” é o lema que inspira o encontro, que destaca a importância da união e do protagonismo das mulheres do agro para o crescimento e fortalecimento do setor em Codó e região.

MR Consertos em Gerais: Seu Conserto é Aqui no bairro Nova Jerusalém! ​

Não Jogue Fora, Mande Consertar!

​Precisando de assistência técnica confiável em Nova Jerusalém? A MR Consertos em Gerais é a solução completa para o reparo dos seus aparelhos!

​Consertamos:

​✅ Eletrodomésticos (Ventiladores, Liquidificadores, etc.)
​✅ Ferramentas Elétricas (Furadeiras, Serras Circulares, Esmerilhadeiras, etc.)

​Qualidade, agilidade e preço justo!
​Onde nos encontrar?

4ª Trav. São Sebastião – N° 1169, Nova Jerusalém.

​Fale conosco agora e peça seu orçamento!

(99) 99225-9860 (WhatsApp)
​MR Consertos em Gerais: Consertar é Economizar!

Está Precisando de Extintores Imediato falem com a Rocha Extintores

Rocha Extintores é uma empresa com as certificações necessárias para atuação neste ramo, que requer total segurança e eficiência em todos os tipos de serviços e produtos. A empresa possui Certificado e credenciado ao corpo de bombeiros do Maranhão, isso faz com que ela seja uma respeitada empresa de venda e recarga de extintores em todo o Estado de Todo Maranhão.

ROCHA EXTINTORES – GARANTIA DE QUALIDADE SEMPRE

CONTATOS: (99) 99951-4151 \ 98129-7881 \ 99234-5790

Codó Avança na Educação Ambiental com Apresentação do PMEA e Minuta de Lei Municipal

No último dia 12 de junho, a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECTI) realizou a apresentação oficial do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA 2026-2036) e da minuta de lei que visa institucionalizar a política pública de Educação Ambiental no município. O documento foi elaborado de forma participativa e estabelece diretrizes, objetivos e metas para fortalecer a conscientização ambiental, a sustentabilidade e a cidadania ecológica em Codó.

O plano, que foi apresentado no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi construído em alinhamento com a Política Nacional de Educação Ambiental, a Política Estadual de Educação Ambiental do Maranhão e demais legislações ambientais vigentes, consolidando a educação ambiental como uma política pública permanente e transversal.

Durante o evento, representantes do poder público, educadores, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil conheceram as principais ações previstas para os próximos dez anos, incluindo programas de formação continuada, fortalecimento da educação ambiental nas escolas, incentivo à coleta seletiva, preservação dos recursos hídricos e promoção da justiça socioambiental.

Aprovado, plano passará a ter força de Lei

Na ocasião, foi entrega oficial do instrumento pedagógico a professores e gestores da rede municipal de ensino, além de apresentar a minuta de lei que formaliza as ações programáticas. Com o encerramento da fase de diagnóstico e formatação técnica, a minuta do projeto de lei segue agora para a tramitação na Câmara Municipal de Codó. Caso seja aprovado pelos vereadores, o plano passará a ter força de lei, vinculando as metas de educação ambiental de forma obrigatória e contínua nas escolas e secretarias municipais até o ano de 2036.

Tivemos a colaboração de técnicos com muita dedicação e eficiência para que a gente pudesse construir esse momento de entrega desse instrumento aos professores e gestores, e também da minuta de lei. Por determinação do nosso prefeito, Chiquinho FC, a minuta vai para a Câmara Municipal para a aprovação desse instrumento legal que é, basicamente, para 10 anos”, explicou em entrevista o secretário Ferdinando Rocha.

Mensagem do Secretário Municipal de Meio Ambiente

“A apresentação do Plano Municipal de Educação Ambiental e da minuta de lei representa um marco histórico para Codó. Estamos construindo uma política pública sólida, capaz de integrar educação, sustentabilidade e participação social. Nosso objetivo é garantir que as futuras gerações recebam não apenas conhecimento, mas também o compromisso de cuidar do meio ambiente e promover um desenvolvimento mais justo e sustentável para todos.”

Ferdinando Rocha Silva – Secretário Municipal de Meio Ambiente de Codó/MA.

Com golaço contra o Marrocos, Vini Jr. chega ao 9º gol em 50 jogos pelo Brasil

Neste sábado, 13, Vini Jr. chegou ao nono gol pela seleção brasileira, ao estufar as redes do goleiro marroquino Bono, em jogo válido pela primeira rodada do grupo C da Copa do Mundo de 2026. Infelizmente, a marca não foi o bastante para que os comandados e Carlos Ancelotti estreassem com vitória no torneio — embora tenha evitado a derrota.

Muito bem em campo contra os marroquinos, Vini Jr. agora soma 50 jogos pela Amarelinha. Além dos gols marcados contra nove adversários diferentes, ele ainda possui oito assistências e 16 participações a gol, conforme reportado pelo site oficial da Olimpíadas.

Gols de Vini Jr. pelo Brasil
Brasil 4 x 0 Chile | 24/03/2022 (Eliminatórias para a Copa do Mundo)
Brasil 5 x 1 Coreia do Sul | 02/06/2022 (Amistoso)
Brasil 4 x 1 Coreia do Sul | 05/12/2022 (Copa do Mundo do Catar – Oitavas de final)
Brasil 4 x 1 Guiné | 17/06/2023 (Amistoso)
Brasil 1 x 1 Venezuela | 12/10/2023 (Eliminatórias)
Brasil 1 x 2 Colômbia | 16/11/2023 (Eliminatórias)
Brasil 4 x 1 Paraguai | 28/06/2024 (Copa América – Fase de Grupos)
Brasil 6 x 2 Panamá | 31/05/2026 (Amistoso)
Brasil 1 x 1 Marrocos (partida em andamento) | 13/06/2026 (Copa do Mundo)

Próximo jogo do Brasil
A seleção brasileira volta a campo na próxima sexta-feira, 19, contra o Haiti, às 19h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA).

2016: Brasil 7 x 1 Haiti (Copa América Centenário)
2004: Haiti 0 x 6 Brasil (Amistoso / Jogo da Paz)
1974: Brasil 4 x 0 Haiti (Amistoso)

Placar.com

EndoRim-Codó: Quando procurar um Urologista?

O acompanhamento urológico é importante para investigar sintomas, prevenir doenças e cuidar da saúde do trato urinário de homens e mulheres.

Dor ou ardência ao urinar, alterações na frequência urinária, sangue na urina, infecções urinárias recorrentes, pedras nos rins, dor lombar, dificuldade para urinar ou alterações na saúde íntima são alguns sinais que merecem atenção.

Nos homens, o acompanhamento também é importante para avaliar próstata, fertilidade, disfunção erétil e questões hormonais. Quanto mais cedo uma alteração identificada, maiores são as chances de um tratamento mais simples e eficaz.

Na EndoRim-Codó, você encontra atendimento especializado para cuidar da saúde com orientação e acompanhamento adequado. Agende sua consulta.