Assembleia Geral Extraordinária da ACRIVI discutirá programação da 52ª EXPOCODÓ e atualização do Estatuto

A Associação dos Criadores de Codó (ACRIVI) realizará uma Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 18 de junho de 2026, com o objetivo de debater temas importantes para o fortalecimento da entidade e para a organização da 52ª EXPOCODÓ.

A reunião acontecerá na sede da associação, localizada na Avenida Dr. José Anselmo, nº 1967, Bairro São Benedito, em Codó-MA.

Entre os principais assuntos da pauta estão a apresentação da programação da 52ª EXPOCODÓ, que terá como tema “A Força Jovem no Agro”, a discussão da minuta do Estatuto da associação e outros assuntos de interesse dos associados.

A primeira convocação está marcada para as 18h30, com a presença de 50% mais um dos sócios. Caso não seja alcançado o quórum necessário, a segunda convocação ocorrerá às 19h30, com qualquer número de associados presentes.

Segundo a presidente da ACRIVI, Inalda Béder, a participação dos associados é fundamental para a tomada de decisões e para o fortalecimento das ações desenvolvidas pela entidade.

A ACRIVI reforça o convite a todos os seus associados para que participem da assembleia e contribuam com as discussões e deliberações que impactam diretamente o futuro da associação e da maior feira agropecuária da região.

Data: 18 de junho de 2026

Local: Sede da ACRIVI – Av. Dr. José Anselmo, 1967, Bairro São Benedito

1ª Convocação: 18h30

2ª Convocação: 19h30

Pauta: Programação da 52ª EXPOCODÓ, discussão do Estatuto e assuntos diversos.

Vereador Araújo Neto solicita informações sobre custos de manutenção e funcionamento da UPA de Codó

Buscando garantir maior transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à saúde, o vereador Araújo Neto (PP) apresentou a Indicação Nº 166/2026 na 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (16).

Na proposição, o parlamentar solicita à Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) informações detalhadas sobre os custos de manutenção e funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó, custeados pelo Governo do Estado do Maranhão.

Entre os dados requeridos pelo vereador estão o valor mensal e anual destinado à unidade, as despesas com folha de pagamento dos servidores e profissionais de saúde, os gastos com medicamentos, insumos hospitalares e materiais de consumo, além dos custos com exames, equipamentos e manutenção predial. A solicitação também abrange informações sobre despesas administrativas e operacionais, bem como outras fontes de custeio eventualmente destinadas à UPA de Codó.

Na semana passada fizemos um pronunciamento nesta Casa, falando sobre a dificuldade que o prefeito Chiquinho FC tem enfrentado para tocar a saúde de Codó por falta de termos uma UPA eficiente para dividirmos as responsabilidades. Fui criticado nas redes sociais por pessoas ligadas ao ex-prefeito e pagas com dinheiro público para trabalhar na UPA e para fazer esse papel. Mas o lugar de tratar esse assunto de forma séria é aqui nesta Casa. Desta forma, fizemos essa Indicação para sabermos oficialmente do governo do estado que que está acontecendo com a UPA e sobre a utilização dos recursos que recebem

De acordo com a indicação, o objetivo é assegurar maior clareza quanto aos investimentos realizados pelo Estado na unidade de saúde, permitindo um acompanhamento mais efetivo da destinação dos recursos públicos e contribuindo para o fortalecimento da transparência na gestão da saúde.

Vereadora Leda Torres apresenta indicações para pavimentação de ruas e recuperação de estradas vicinais em Codó

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó desta semana, realizada na última terça-feira (16), a vereadora Leda Torres (PSDB) apresentou duas importantes indicações voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana e rural do município.

Por meio da Indicação Nº 161/2026, a parlamentar solicitou ao Poder Executivo que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, em caráter de urgência, a realização da pavimentação asfáltica da Rua Alto Bonito e da Rua da Creche, ambas localizadas no bairro São Raimundo. A medida busca proporcionar melhores condições de mobilidade e mais qualidade de vida aos moradores da região.

Já na Indicação Nº 162/2026, Leda Torres pediu a recuperação completa das estradas vicinais que ligam os povoados Canoeiro ao Cocal, além das vias que interligam as comunidades de Belém, Santa Maria, Cacimba do Franco, Estreito, Piranjá e Matias, na região da Trizidela, zona rural de Codó.

Leda Torres também apresentou e teve aprovado o Aditivo para que seja realizada a recuperação e alargamento da estrada que interliga os povoados Pena Chata, Alto Alegre, Jardim e até a entrada do Piranjá, na região da Trizidela.

De acordo com a vereadora, as solicitações atendem às reivindicações da população e têm como objetivo garantir mais segurança, trafegabilidade e melhores condições de deslocamento para moradores, produtores rurais e estudantes que utilizam diariamente essas vias.

Nossas Indicações são baseadas nas demandas dos moradores de todas as comunidades em que vamos percorrendo, visitando as famílias e sabendo dos problemas a serem resolvidos, tanto na cidade, nas comunidades da periferia e nas nossas comunidades da zona rural. e ficamos muito felizes que o Executivo, na pessoa do prefeito Chiquinho FC vem atendendo essas demandas com muita sensibilidade aos anseios do nosso povo e executando as obras e ações com celeridade”, declarou a parlamentar

Segurança e mobilidade: vereador Teonilo do Garra solicita pavimentação de rua e implantação de lombadas em bairros de Codó

Com foco na melhoria da infraestrutura e na segurança viária do município, o vereador Teonilo do Garra (Mobiliza) apresentou duas indicações na sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (16).

Por meio da Indicação Nº 163/2026, o parlamentar solicitou ao Poder Executivo que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos a realização da pavimentação em bloquetes da Rua Espírito Santo, no bairro São Raimundo, nas proximidades do Parque de Vaquejada do Didi. A proposta visa proporcionar melhores condições de tráfego e mais qualidade de vida aos moradores da região.

Já por meio da Indicação Nº 164/2026, Teonilo do Garra requereu a implantação de lombadas (quebra-molas) na Rua Carlos Palhano, em frente à residência da senhora Raimunda Gomes, nº 1.062, no bairro São Sebastião. A medida tem como objetivo reforçar a segurança no local, reduzindo a velocidade dos veículos e prevenindo acidentes.

As indicações foram encaminhadas ao Executivo Municipal para análise e possível atendimento das demandas apresentadas pelo vereador, que buscam atender reivindicações da população e garantir mais mobilidade e segurança aos moradores dos bairros contemplados.

Garra Monitoramento: PROMOÇÃO IMPERDÍVEL!

⚡ PROMOÇÃO IMPERDÍVEL! ⚡

Deixe sua casa ou negócio mais iluminado e seguro com materiais elétricos de qualidade! ✨

Ofertas especiais em:
* Fios de energia de 1,5mm até 6mm
* Fios torcidos e paralelos
* Lâmpadas econômicas
* Luminárias modernas
* E muito mais!

Preços que cabem no seu bolso
️ Produtos confiáveis para sua instalação
Venha conferir de perto!

⏳ Corre que é por tempo limitado!

Prefeito Chiquinho FC e vereador Nunes do Náutico entregam novo espaço para esporte e lazer para moradores do Codó Novo

A comunidade do Codó Novo viveu um momento especial no último dia 13 de junho, quando foi entregue oficialmente um novo espaço de esporte e lazer para as famílias do bairro, fruto de uma Indicação do vereador Nunes do Náutico atendida pelo prefeito Chiquinho FC. A revitalização da Praça da Paz transformou uma área que antes estava desativada em um ambiente voltado para a convivência, o entretenimento e a prática esportiva de crianças, jovens e famílias do bairro.

Seleção Brasileira, Torneio da Travinha e muita diversão

A inauguração aconteceu em clima de festa, coincidindo com a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026. Para marcar a data, foi promovido o Torneio de Travinha Praça da Paz, com a participação dos pequenos atletas da comunidade. O prefeito Chiquinho FC e o vereador Nunes do Náutico também entraram em campo, interagindo e celebrando ao lado das crianças e moradores.

Durante o evento, o vereador Nunes do Náutico destacou a atenção do prefeito Chiquinho e a importância do esporte como instrumento de transformação social, reforçando que investir na juventude é investir em saúde, cidadania e oportunidades. “Com muita gratidão a Deus estamos, juntamente com o Prefeito Chiquinho FC e as crianças de nossa comunidade a reinauguração da nossa Praça da Paz, local que estava desativado e agora se transforma em um local de encontro das famílias e esporte e lazer para todos. Fizemos a Indicação e agradecemos ao prefeito Chiquinho, pois fomos prontamente atendidos. E hoje estamos entregando esse espaço de recreação”, agradeceu o parlamentar.

Ao lado dos jovens atletas

Já o prefeito Chiquinho FC ressaltou a conquista para as famílias do Codó Novo e o trabalho realizado por Nunes do Náutico em favor dos jovens, reconhecendo a dedicação do parlamentar em buscar melhorias para as comunidades e para a juventude de todo município. “Nunes, você tem sido um baluarte para o esporte da nossa juventude. Hoje muitos jovens atletas estão em são Paulo, buscando oportunidades de uma carreira e um futuro melhor, através do nosso incentivo e da nossa ajuda. Desta forma vamos continuar juntos apoiando o esporte dos nossos jovens e crianças”, destacou o prefeito.

A revitalização da praça representa mais um avanço para a comunidade, oferecendo um espaço seguro e adequado para a prática esportiva e momentos de lazer. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal e do vereador Nunes do Náutico em promover ações que valorizem as famílias e incentivem o desenvolvimento das novas gerações.

César Pires apresenta candidatura ao Senado pelo PSD

Ex-deputado estadual – que já vem figurando nas pesquisas de intenção de votos – apresentou ao comando da legenda os argumentos formais para pleitear a indicação na chapa de Eduardo Braide

O ex-deputado estadual César Pires apresentou formalmente ao PSD, semana passada, pedido de inscrição como candidato a senador na chapa majoritária do partido que vai disputar as eleições de outubro; Pires já vem sendo incluído, desde o ano passado, em pesquisas de intenção de votos para o Senado.

  • para pleitear a vaga, o ex-deputado argumenta, inclusive, que é um filiado histórico da legenda;
  • a decisão caberá ao próprio candidato a governador  Eduardo Braide, que é presidente do PSD.

“Tenho legitimidade para pleitear a vaga, estou sendo avaliado nas pesquisas e não há outros nomes com interesse na disputa; ainda que o partido negocie uma das vagas, a  outra pode, perfeitamente, ser ocupada pelos próprios pessedistas”, argumentou o parlamentar.

Eduardo Braide não trata com ninguém sobre alianças para as eleições de outubro. Ele não senta com partidos, não conversa com a classe política e deixa todas as conversas e desconversas para o irmão deputado estadual Fernando Braide. Mas entre os interessados na vaga de senador, nenhum deles tem o que o PSD quer neste momento.

  • o deputado federal Duarte Júnior (Avante ) e o ex-0candiato a governador Lahésio Bonfim (Novo) não têm nem tempo de propaganda e nem estrutura a oferecer;
  • o deputado federal André Fufuca (PP) tem estrutura partidária e tempo na propaganda, mas não consegue levar a federação com o União Brasil a uma coligação formal.

Nesse aspecto, César Pires garantiria a legitimidade para ser um dos candidatos a senador na chapa de Braide.

Caberá agora ao próprio Braide dar uma resposta oficial ao correligionário…

Blog do Marco Aurélio D´´eça

 

DIREITO E SAÚDE | Cuidados Paliativos como garantia de dignidade e conforto? (Parte VI)

 com Dr. Suelson Sales

Você já ouviu falar em cuidados paliativos? Apesar de ser um termo que assusta algumas pessoas, ele está ligado a carinho, respeito e qualidade de vida. Recentemente, a Lei nº 15.378/2026 trouxe esse tema para o Estatuto do Paciente, garantindo que esse tipo de assistência é um direito por lei. Mas, afinal, o que isso significa na prática? Vamos te explicar de um jeito simples e direto!

De acordo com a nova lei, os cuidados paliativos são um conjunto de ações de saúde para ajudar pessoas que enfrentam uma doença grave ou que coloca a vida em risco. O foco aqui não é a cura da doença, mas sim o conforto do paciente. É uma forma de garantir que a pessoa e sua família passem por esse momento difícil com o menor sofrimento possível.

Os cuidados paliativos funcionam como uma rede de apoio que envolve quatro pilares principais: (i) Alívio da dor e do desconforto: Controlar de forma eficiente as dores físicas, a falta de ar, os enjoos e qualquer outro sintoma ruim; (ii) Apoio emocional e psicológico: Ajudar tanto o paciente quanto a família a lidarem com os sentimentos, medos e o impacto do diagnóstico; (iii) Mais bem-estar: Garantir que o paciente consiga aproveitar a vida da melhor forma possível, respeitando sempre as suas vontades e valores; (iv) Conversas sinceras: Facilitar o diálogo entre os médicos, o paciente e a família, para que todos entendam os passos do tratamento sem rodeios.

Os Cuidados paliativos são só para o fim da vida? Isso não é verdade! Eles podem (e devem) começar o quanto antes, logo no início do diagnóstico, junto com os tratamentos normais (como a quimioterapia, por exemplo). Eles são indicados para pessoas de qualquer idade que enfrentem doenças graves ou crônicas, como câncer, problemas cardíacos avançados e doenças que afetam o sistema nervoso.

Por ser um cuidado completo, ele não é feito por uma pessoa só. O paciente recebe o apoio de uma equipe multiprofissional, que geralmente inclui: (i) Médicos e enfermeiros; (ii) Psicólogos e assistentes sociais; (iii) Fisioterapeutas e outros especialistas.

Essa união serve para cuidar do corpo, da mente e do coração de quem está passando por um momento delicado. Exija esse direito e espalhe essa informação para quem precisa!

Governo reforça prioridade total para ambulâncias nos ferryboats

Diante das informações de que ambulâncias estariam enfrentando dificuldades para embarcar nos ferryboats entre São Luís e Alcântara, o governador Carlos Brandão (MDB) determinou, neste domingo (14), que as empresas responsáveis pelo serviço foram notificadas.

Segundo Brandão, as operadoras deverão garantir aos veículos de urgência e emergência prioridade no embarque e desembarque, além de isenção das tarifas.

O governador também anunciou reforço na fiscalização. “O transporte de pacientes é uma questão vital, por isso não deve haver nenhum tipo de impedimento”, afirmou.

Marrapá

Contrate a melhor conexão de internet para a sua casa e para o seu dia a dia com a Certa Internet

Conecte-se com a melhor conexão de internet, rápida, estável e segura que você contrata com a Certa Internet que também possui toda a velocidade, estabilidade e atendimento de qualidade para você navegar, trabalhar e se divertir sem interrupções. Escolha quem entende de conexão e leve mais desempenho para o seu dia a dia.

Acesse o site da Certa Fibra clicando aqui ️​ e escolha o plano que melhor se encaixe com seu orçamento e com as suas necessidades.

A Certa Fibra possuí uma excelente equipe técnica prontos para lhe atender.

Faça uma visita também na loja da Certa Fibra que fica localizada na Rua Leontino Ramos 2679A bairro São Sebastião em Codó (MA) e confira tudo o que há de melhor em tecnologia e acessórios tecnológicos com toda a qualidade, bom gosto e ótima durabilidade. ​Contrate a melhor conexão de internet para a sua casa e para o seu dia a dia com a Certa Fibra