Aldeias Altas segue dando mais um importante passo em direção à REURB

#REURB ️ | A Prefeitura de Aldeias Altas segue dando mais um importante passo em direção à Regularização Fundiária do Bairro Aeroporto. A Prefeitura, por meio do Programa Minha Casa Legal, em parceria com a Itapecuru Bioenergia, realizou uma reunião com os moradores para apresentar os detalhes do programa.

➡️ O encontro esclareceu dúvidas e informações sobre as etapas do processo, que será conduzido de forma gradual e em conformidade com a Lei da Regularização Fundiária. Quem ganha com isso são os moradores do Bairro Aeroporto e o nosso município como um todo, que em breve, terão suas propriedades regularizadas.

O Trabalho Continua, a Cidade Avança! ☺️
#reurb #regularizaçãofundiária #aldeiasaltasma

Prefeito Kedson Lima busca parceria com o Governo do Estado e Aldeias Altas pode ser beneficiada com novas obras

Prefeito Kedson Lima busca parceria com o Governo do Estado e Aldeias Altas pode ser beneficiada com novas obras
Na terça-feira (18/02/2025) o Prefeito de Aldeias Altas Kedson Lima esteve em São Luis em busca de estabelecer parceria com o governo estadual visando melhorias para o município em diversas áreas. No Palácio do Governo, o Prefeito Kedson Lima foi recebido pelo Secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão. Acompanhado do Deputado Estadual o caxiense Catulé Junior, Kedson Lima apresentou suas demandas e solicitou apoio do governador Carlos Brandão para a implantação de frentes de trabalho em Aldeias Altas em especial no setor da infraestrutura. Kedson Lima saiu animado do encontro e esperar anunciar em breve, várias ações que possam beneficiar a população de Aldeias Altas.

Greve dos rodoviários chega ao fim e ônibus voltam a circular em São Luís

A greve dos rodoviários em São Luís chega ao fim, e os ônibus voltaram a circular na tarde desta quinta-feira (20). A decisão foi tomada após a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, determinar em caráter emergencial e provisório, o reajuste de 7% nos salários e de 10% no ticket alimentação dos rodoviários, que deflagraram greve no sistema de transporte urbano de São Luís.

Com essa decisão, a categoria rodoviária optou pelo encerramento da greve, e as atividades do transporte público no setor urbano de São Luís serão retomadas imediatamente.

Com o fim da greve dos rodoviários, as medidas de alternativas como o uso de corridas por aplicativo pagas pelo município e vouchers no valor de R$ 100, por dia, para transporte por aplicativo a pacientes da rede estadual de saúde, que estejam fazendo tratamentos quimioterapia e hemodiálise deixam de valer, já que eram ações provisórias.

Decisão da Justiça do Trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA) determinou em caráter emergencial e provisório o reajuste de 7% nos salários e de 10% no ticket alimentação dos rodoviários que deflagraram greve no sistema de transporte urbano de São Luís. A greve chegou ao 4º dia nesta quinta-feira (20), prejudicando cerca de 340 mil usuários.

A decisão é da desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, presidente do TRT. Entretanto, a determinação não atende as reivindicações de reajuste salarial da categoria que pede 15% de aumento para motorista que trabalha junto com cobrador e de 25% para motorista que atua como cobrador.

A Justiça também determinou que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (STTREMA) garanta a manutenção da circulação de 80% da frota de ônibus do sistema de transporte da capital, para manter o serviço essencial de transporte público sem interrupções e graves prejuízos à sociedade.

As determinações devem ser cumpridas até o término da efetivo da greve e em caso de descumprimento, uma multa diária de R$ 100 mil será aplicada ao sindicato por dia de paralisação.

A decisão emergencial antecipada foi tomada pelo Tribunal Regional do Trabalho devido a falta de entendimento entre rodoviários e empresários do sistema de transporte público de São Luís. Ou seja, apesar da determinação judicial, o processo de conciliação entre as partes deve seguir até que um acordo definitivo seja homologado.

Ao g1, o Sindicato dos Rodoviários informou que ainda não foi comunicado oficialmente. A entidade vai aguardar essa comunicação formal da Justiça.

Procurado pelo g1, o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) ainda não se manifestou sobre a decisão.

Audiência de conciliação
Uma audiência de conciliação chegou a ser realizada na quarta-feira (19), na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), entretanto as partes não chegaram a um acordo. Durante a audiência, a Prefeitura de São Luís não apresentou propostas.

A Justiça determinou que a Prefeitura deve apresentar o valor atualizado da tarifa de remuneração dos trabalhadores, conforme o contrato de concessão e sua memória de cálculo. A Justiça do Trabalho manteve a determinação de que o Sindicato dos Trabalhadores deve garantir o funcionamento de 80% da frota circulante.

O descumprimento dessa determinação poderá resultar em uma multa diária de R$ 100 mil. Entretanto, os ônibus não saíram das garagens na manhã desta quinta-feira (20).

Rodoviários do transporte semiurbano foram os primeiros a encerrar a greve
Os ônibus que operam as linhas do transporte semiurbano, que atendem São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, voltaram a circular nas primeiras horas desta quarta-feira (19), conforme ficou definido após a terceira audiência de conciliação realizada no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), no bairro Areinha.

Após intensas discussões sobre o transporte semiurbano, que é regulado pela MOB, as partes chegaram a um entendimento: foi decidido um reajuste salarial de 7% para os trabalhadores e um aumento de 10% no valor do ticket alimentação.

De acordo com a última atualização divulgada pela MOB, em setembro de 2024, o sistema semiurbano de transporte público da Grande São Luís conta com 444 ônibus, entre ativos e reservas, operados por 19 empresas em 82 linhas.

G1ma

Os 5 livros que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida

Os livros que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida são uma fonte inesgotável de conhecimento, podem aprimorar o pensamento crítico, fomentar a imaginação e, de quebra, aguçar o vocabulário do concurseiro. Por mais que a leitura diária seja algo importante, ela exige tempo e concentração para que a compreensão do assunto seja efetiva.

Por isso, esta matéria selecionou cinco livros que todo mundo deveria ler. Se você é um concurseiro ávido por uma boa leitura e está sempre em busca do conhecimento, continue conosco até o fim da leitura para conhecer as obras aclamadas tanto pela crítica quanto pelo público leitor.

1 – O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa
Esse renomado e famoso escritor português nos prestigiou com este livro que precisa ser lido ao menos uma vez na vida. Com uma linguagem poética, essa obra foi publicada em 1982 e aborda diversos temas interessantes sobre o existencialismo, na sua essência.

Todos os textos deste livro são sempre assinados por Bernardo Soares, um ajudante de guarda-livros que morava em Lisboa e um dos heterônimos de Fernando Pessoa. O concurseiro que deseja aprimorar seu conhecimento não deve deixar de ler esta obra.

2 – Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus
Mais um dos livros que todo mundo deveria ler na vida. Publicada em 1960, a história dessa aclamada obra faz menção à triste realidade das pessoas pouco favorecidas, situadas à margem da sociedade e que são alvos de discriminação social no Brasil.

O livro apresenta uma compilação de diários escritos por uma mulher de origem humilde, negra, moradora da periferia de São Paulo e que era mãe solo. Ela acabou ganhando notoriedade ao mostrar como era a sua difícil rotina, bem como os desafios diários enfrentados pelo público. O sucesso da obra foi tanto que ela foi traduzida para 13 idiomas diferentes.

3 – A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
Outro dos livros que todo mundo deveria ler na vida. Essa obra foi publicada em 1977 e acabou se tornando leitura obrigatória nas escolas nos anos seguintes, tamanho o seu envolvimento com os leitores. O último romance dessa renomada autora tornou-se bastante conhecido em todo o mundo.

A narrativa apresenta a história de Macabéa, uma jovem alagoana que veio para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida e mais oportunidades de emprego. O leitor se conecta com o sofrimento da moça, que enfrenta desafios, obstáculos e situações delicadas impostas pela Cidade Maravilhosa.

4 – Dom Casmurro, de Machado de Assis
Esse renomado, famoso e respeitado autor publicou esta obra, que é narrada em primeira pessoa, em 1899. O romance entre Bento e Capitu é um dos mais aclamados da literatura brasileira e tornou-se bastante conhecido por causa da envolvente narrativa.

A belíssima história levanta uma série de questionamentos interessantes que acabam sendo respondidos pelo próprio leitor no decorrer da leitura. O sucesso foi tanto entre o público que este livro também foi parar nas telas da TV em 1985. Não deixe de ler, concurseiro.

5 – O Vermelho e o Negro, de Stendhal
O último dos livros que todo mundo deveria ler na vida também é superimportante. Considerado um clássico da literatura francesa, este romance psicológico narra a bela história de um jovem pobre e talentoso que acaba indo para Paris em busca de uma vida mais digna, no ano de 1830.

No desenrolar da trama, o rapaz precisa lidar com os fantasmas do passado, ao mesmo tempo em que tenta fazer parte da alta sociedade daquela época. A narrativa ainda aborda todo o glamour de uma era de ouro, como os grandes salões das artes francesas, que eram frequentados pela nobreza, políticos influentes, celebridades e pelos gênios da ciência.

Concursos no Brasil

Certa Fibra Internet: Conexão sem Limite

Em um mundo cada vez mais conectado, ter uma internet rápida e estável faz toda a diferença. A Certa Fibra Internet oferece a melhor experiência para quem precisa de alta velocidade, estabilidade e cobertura ampla.

Seja para trabalhar, estudar, jogar ou maratonar suas séries favoritas, você conta com uma conexão sem limite, sem interrupções e com o suporte que você merece. Escolha a Certa Fibra Internet e navegue com liberdade!

Aprenda alguns cuidados básicos para deixar seu WhatsApp mais protegido

O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais usadas no mundo e nele nós compartilhamos, muitas vezes, nossa vida por completo. Por isso, é importante saber identificar sinais de que sua conta está em perigo, além de aprender como utilizar funções importantes e úteis do app.

Aprenda como desinstalar aplicativos sem deixar arquivos desnecessários
Segredos do Google: recursos escondidos transformam a pesquisa em uma experiência interativa
Recentemente, o WhatsApp liberou a função de compartilhamento de tela, permitindo que os usuários mostrem em tempo real o que está acontecendo no celular durante uma videochamada. No entanto, essa ferramenta precisa ser usada com cuidado para evitar a exposição de informações sensíveis. Além disso, manter a conta protegida é essencial para evitar invasões e acessos indevidos.

Para compartilhar a tela no WhatsApp, basta iniciar uma videochamada, tocar na tela, clicar nos três pontinhos no canto superior e selecionar a opção “Compartilhar tela”. A partir desse momento, tudo que aparecer no seu celular será exibido para a outra pessoa. Essa funcionalidade pode ser útil para suporte técnico, apresentações ou até mesmo para ensinar alguém a configurar um aplicativo. Mas vale lembrar que esse recurso deve ser usado com pessoas de confiança; também é bom evitar abrir aplicativos bancários ou mensagens privadas enquanto estiver compartilhando a tela.

Além de tomar cuidado com o que é exibido na tela, é fundamental garantir que sua conta do WhatsApp esteja protegida. Para isso, acesse “Configurações”, vá até “Privacidade” e confira a opção “Localização em tempo real”. Se algum contato estiver listado sem o seu conhecimento, significa que sua localização pode estar sendo compartilhada. Caso necessário, clique e mande desconectar. Revisar essa opção a cada 15 dias é uma boa prática para evitar surpresas.

Outra dica importante é verificar os dispositivos vinculados. No menu “Configurações”, acesse “Dispositivos vinculados” e confira se todos os aparelhos listados pertencem a você. Se encontrar um dispositivo desconhecido, sua conta pode estar sendo observada ou mesmo sendo usada por outros. Para corrigir isso, desconecte imediatamente os acessos suspeitos e ative a verificação em duas etapas para dificultar novas invasões.

Por fim, uma nova funcionalidade que pode aumentar a segurança da sua conta é a “Chave de acesso”. Para ativá-la, vá no próprio WhatsApp em “Configurações”, selecione “Conta” e clique em “Chave de acesso”. Com essa opção ativada, o acesso ao seu WhatsApp será permitido apenas por meio de reconhecimento facial ou biometria, impedindo que terceiros entrem no aplicativo sem sua autorização.

Todas essas dicas funcionam tanto para Android quanto para iOS, já que o WhatsApp mantém os recursos de segurança e compartilhamento de tela em ambas as plataformas. No entanto, a localização dos menus pode variar um pouco entre os sistemas operacionais. No iPhone (iOS), por exemplo, a opção de “Chave de acesso” pode exigir a ativação do Face ID ou Touch ID, enquanto no Android ela usará a biometria disponível no aparelho.

Extra Globo

Receita de Panqueca de Banana com 3 Ingredientes fácil e rápida

Ingredientes
2 ovos
1 banana madura amassada
2 colheres de sopa de aveia em flocos
1 pitada de canela em pó (opcional)

Passo a passo
1Em um recipiente, misture a banana amassada, os ovos e a aveia. Se desejar, adicione a canela.
2Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Despeje um pouco da massa na frigideira, espalhando para formar um círculo fino.
3Cozinhe por cerca de 2 minutos de cada lado, ou até dourar.
4Repita o processo com o restante da massa.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Receita da boa