Os brasileiros já estão dando adeus à picanha. O favoritismo vem mudando porque, apesar de ser a favorita dos brasileiros, nem sempre a carne é a mais acessível para os bolsos dos trabalhadores. Veja 5 melhores carnes com menos impacto no bolso do trabalhador.
Dê adeus à picanha! Essas são as 5 melhores carnes para comer bem e economizar
Imagem: Reprodução
Receber Notificações
Fazer Login com o Google
Apesar da picanha ser uma promessa da campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu em entrevista a rádios de Minas Gerais que “a carne está muito alta” e prometeu “controlar a inflação”. As informações são da Exame.
“Nossa preocupação é apenas evitar que os preços dos alimentos continuem prejudicando o povo brasileiro, e é por isso que nós temos feito reuniões sistemáticas com os setores que estão, na nossa visão e na visão dos pesquisadores, mais altos”, disse o presidente.
Confira as 5 melhores carnes para dar adeus de uma vez por todas à picanha
Para economizar nas compras de carne sem abrir mão do sabor, considere os seguintes cortes:
Acém: ideal para carnes moídas, cozidos e pratos que rendem bastante. Preço médio: R$ 37,35/kg.
Carne suína: fonte de proteína nutritiva e versátil, com preços geralmente mais acessíveis. Preço médio: R$ 26,70/kg.
Músculo: alto teor de colágeno, ideal para ensopados e caldos encorpados. Preço médio: R$ 36,19/kg.
Coxão duro: com bom tempero e cozimento adequado, torna-se macio e saboroso. Preço médio: R$ 43,58/kg.
Peito de frango: versátil e nutritivo, pode ser usado em diversas receitas. Preço médio: R$ 20,69/kg.
Essas opções permitem refeições saborosas sem comprometer o orçamento.
Preço do ovo pode ficar ainda mais caro; veja substituições mais baratas
Segundo o jornal O Globo, a alta no valor do ovo é o efeito da substituição das carnes que sofreram um reajuste no preço no fim do ano passado.
Fígado Bovino: rico em vitaminas A, B12, B5, B6, C, ácido fólico, riboflavina, além de minerais como selênio, ferro, cobre e zinco;
Moela: rica em proteínas e pobre em carboidratos e gorduras;
Língua Bovina: rica em proteínas de alto valor biológico e gorduras;
Rabada: rica em proteínas de alta absorção, ferro, vitaminas A, B6, B12 e zinco;
Outras informações estão disponíveis no FDR.
A aquisição de veículos com preços reduzidos por idosos pode ser mais fácil em situações específicas que não estão diretamente ligadas à idade. A legislação brasileira não concede descontos apenas com base na faixa etária, mas sim a partir de determinadas condições de saúde.
Pessoas com mais de 60 anos que possuem alguma deficiência ou doença grave conseguem benefícios significativos ao adquirir veículos. Nesses casos, a lei proporciona isenções fiscais que diminuem os custos envolvidos na compra e na manutenção do automóvel.
Entender como esses direitos podem ser acessados é fundamental para garantir que os idosos aproveitem as vantagens legais disponíveis ao renovar ou adquirir um carro novo. Aspectos como impostos e condições de saúde são fatores determinantes nesse processo.
Carro zero: descontos para pessoas com deficiência
A legislação brasileira oferece isenções de impostos para pessoas com deficiência que desejam adquirir veículos zero-quilômetro. Entre os tributos isentos estão o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Essa vantagem se aplica quando a compra é realizada em concessionárias, seguindo as regras para comprovação da condição via documentação.
Em alguns estados, também há a possibilidade de isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse benefício reduz os custos anuais de manutenção do veículo, aliviando o orçamento dos beneficiários.
Condições para doenças graves
Os idosos que enfrentam doenças graves, que comprometem a mobilidade, também podem obter descontos na aquisição de veículos.
Entre as condições que podem garantir esses benefícios estão artrose, derrame, bursite, tendinite, câncer e outras enfermidades médicas graves.
Artrose;
Bursite;
Hérnia de disco;
Artrite reumatoide;
Doenças crônicas como hepatite C e Parkinson.
Assim como com as isenções para PCDs, os descontos em virtude de doenças graves são mais comuns quando a transação ocorre em concessionárias da marca, não se aplicando a vendas entre pessoas físicas.
Isenção de IPI para idosos
O Projeto de Lei 2937/2020, apresentado pelo ex-deputado Alexandre Frota, propõe isenção de IPI para idosos na compra de veículos novos. A proposta limita a isenção a um carro nacional por pessoa a cada cinco anos, mas ainda aguarda aprovação no Congresso.
Se aprovado, o projeto poderá ampliar o acesso das pessoas mais velhas aos veículos novos, simplificando o processo e aliviando os custos associados à compra de um carro novo. Isso representaria um avanço significativo nas políticas de acessibilidade para a população idosa do Brasil.
Procurando uma internet rápida e confiável? Com a Certa Fibra, você garante navegação de alta velocidade para trabalhar, estudar, jogar ou maratonar suas séries favoritas. Desfrute de estabilidade, tecnologia de ponta e planos que cabem no seu bolso. Escolha a Certa Fibra e esteja sempre conectado com o melhor!
“Viemos aqui, em nome do presidente Lula, que nos deu a missão de olhar para os menos favorecidos, levando a essas pessoas programas e serviços essenciais, como a inclusão digital que está chegando em todo o Brasil. Quero dizer que Codó ganhará nosso segundo Centro de Recondicionamento de Computadores do Maranhão”, anunciou o ministro Juscelino Filho, sob os aplausos da população, durante agenda de compromissos no município, ao lado do vice-governador Felipe Camarão e do prefeito Francisco Oliveira, ambos do PT.
O evento, realizado na prefeitura municipal, marcou, também, a assinatura do termo de doação de 200 computadores com a perspectiva de mais 200 para as escolas municipais e estaduais; além da entrega de três ambulâncias para ampliação e melhoria do serviço de urgência e emergência, por meio do Novo PAC.
“É orgulho ter um ministro maranhense que muito tem trabalhado por nós e pelo Brasil, ao lado do presidente Lula, promovendo a integração digital. Juscelino muito tem ajudado Codó e todo o Maranhão, e eu sei que ele vai fazer mais, como por exemplo, a doação de mais 200 computadores que ele já garantiu para as escolas do Estado”, enalteceu o prefeito Francisco Oliveira, o Chiquinho FC.
Em sua fala, o vice-governador, Felipe Camarão, reiterou seu compromisso com a educação maranhense e destacou a atuação do ministro Juscelino Filho pelo estado. “Voltei a Codó para participar de muitas entregas importantes, hoje, como das três novas ambulâncias e dos 200 computadores doados pelo governo Lula, para as escolas públicas dessa cidade, trazidas pelo ministro Juscelino, que é incansável em conseguir benefícios para o estado. Essa semana, ele já lançou a Carreta Digital com cursos profissionalizantes, programa que vai realizar cursos na área tecnológica a estudantes em todo o Maranhão”, declarou ele, lembrando da construção das escolas dignas, colégios militares, do IEMA, e inúmeras outras obras executadas pelo governo estadual na cidade.
CRC em Codó – O Centro de Recondicionamento de Computadores de Codó atenderá toda a região, e terá a meta de formar 500 alunos em novas tecnologias, como informáticas básica e avançada, robótica e manutenção de computadores e celulares. O local também será preparado para recuperar 1 mil máquinas para serem doadas para escolas pública e projetos de inclusão digital.
Os computadores doados às escolas de Codó foram disponibilizados pelo programa Computadores para a Inclusão, iniciativa que recupera equipamentos eletrônicos descartados por órgão públicos e ensina novas tecnologias para jovens e adultos em todo Brasil.
Participaram do ato, também, deputados, vereadores, caravanas de prefeitos de cidades vizinhas, secretários municipais, ex-prefeitos, lideranças e a população.
Uma pequena atitude pode fazer uma pessoa ter uma grande ideia. Foi assim com Steve Barsh, um norte-americano de 59 anos que não tinha planejado ser um corretor imobiliário. Ele só queria alugar sua casa e acabou dono de um negócio lucrativo, trabalhando apenas uma hora por dia e faturando US$ 1,3 milhão, aproximadamente R$ 7,5 milhões na cotação atual, por ano. Ele contou a história em entrevista à rede CNBC.
Conheça a história
Em 1999, Barsh e a esposa compraram uma casa em Utah. A propriedade custou US$ 820 mil (R$ 4,7 milhões) e ficava perto de uma estação de esqui. Eles usavam o imóvel durante as férias e alugavam quando voltavam para Filadélfia. Após dois anos, Barsh ficou ficou frustrado em pagar 40% dos lucros de aluguel a um gerente local.
O homem, então, decidiu gerenciar os alugueis sozinho. Hoje, ele é dono da Parker Chase Properties. Em 2024, a empresa gerou US$ 1,27 milhão (R$ 7,3 milhões) em receitas com plataformas como VRBO, Airbnb e Hospitable. Barsh mantém 40% a 50% dessa receita como lucro, e administra cinco aluguéis, sendo quatro próprios e um comprado após a venda de outro imóvel. Os alugueis ficam em torno de US$ 4 mil (R$ 23,1 mil).
Barsh trabalha apenas uma hora por dia. O empresário usa inteligência artificial para automatizar mensagens e códigos de fechadura para os hóspedes. Com o tempo “de sobra”, Barsh também se tornou investidor de startups.
Investimento em qualidade garante contratos certeiros. Ele avalia que o sucesso dos aluguéis depende de entender o perfil do hóspede. No caso dele, o público-alvo é aquele que prefere hotéis mais caros. Então, Barsh oferece produtos de alta gama, como utensílios de luxo, cadeiras de couro confortáveis e TVs de 85 polegadas.
Nos Estados Unidos é comum alugar casas com todos os utensílios, móveis e até itens de cama, mesa e banho colocados. “Porque eles não são inquilinos. São hóspedes, e você quer tratá-los como hóspedes”, disse à CNBC.
O Banco do Brasil (BBAS3) anunciou a distribuição de R$ 2,76 bilhões em dividendos aos seus acionistas, com pagamento previsto para março de 2025. Essa iniciativa reforça o compromisso da instituição em fornecer retornos consistentes aos investidores, mesmo diante de desafios econômicos.
Detalhes da Distribuição
O montante de R$ 2,76 bilhões será distribuído na forma de Juros sobre Capital Próprio (JCP), correspondendo a aproximadamente R$ 0,48 por ação. Os acionistas com posição até dia 25 de novembro de 2024 terão direito à coleta, sendo que as ações passaram a ser negociadas “ex-direitos” a partir de 26 de novembro de 2024. O pagamento está agendado para dia 6 de março de 2025.
Projeções para 2025
Analistas da XP Investimentos estimam que o Banco do Brasil poderá distribuir um total de R$ 17 bilhões em dividendos ao longo de 2025. Essa projeção se baseia na expectativa de um lucro estável ou melhoria superior ao de 2024 e na manutenção de um payout de 45%. Caso essa previsão se concretize, os acionistas poderão desfrutar de um rendimento de dividendos de dois dígitos, reforçando a atratividade das ações do banco para investidores focados em renda.
Desempenho Recente e Perspectivas
No terceiro trimestre de 2024, o Banco do Brasil registrou um lucro líquido de R$ 8,9 bilhões, resultado 2% abaixo das estimativas da XP Investimentos. Esse desempenho foi impactado, principalmente, pelo aumento nas provisões para perdas com empréstimos, especialmente no segmento do agronegócio. Apesar dessas reviravoltas, a instituição mantém fundamentos sólidos e continua sendo uma opção atrativa para investidores que buscam retornos consistentes.
Recomendações aos Investidores
Os especialistas recomendam que os acionistas se atentem aos dados-chave para garantir o direito à coleta dos comprovados. Além disso, é aconselhável acompanhar as divulgações oficiais do Banco do Brasil e análises de mercado para tomar decisões informadas sobre a manutenção ou ampliação de posições no ativo.
Em resumo, o anúncio de distribuição de R$ 2,76 bilhões em dividendos pelo Banco do Brasil reforça a posição da instituição como uma opção sólida para investidores interessados em renda passiva, especialmente em um cenário econômico desafiador.
O ano letivo começa com a restrição do uso de celulares nas escolas públicas e privadas do país. A determinação é da Lei Federal 15.100, sancionada no início de janeiro deste ano, e que procura limitar o uso de dispositivos eletrônicos portáteis nas escolas públicas e privadas, tanto nas salas de aula quanto no recreio e intervalos, mas permite o uso pedagógico, ou seja, quando autorizado pelos professores.
A nova medida tem como meta proteger as crianças e adolescentes dos impactos negativos das telas na saúde mental, física e psíquica, segundo o Ministério da Educação (MEC) e já foi adotada em outros países, como França, Espanha e Dinamarca. Porém, por ser uma novidade no Brasil, a nova lei tem gerado dúvidas na comunidade escolar. Para tentar esclarecer, a Agência Brasil preparou uma série de perguntas e respostas sobre o que a nova lei libera ou proíbe, com base em informações do MEC, do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRio) e do Instituto Alana.
Quando começa a valer a restrição dos celular nas escolas?
Já está em vigor a Lei Federal 15.100, que proibiu o uso de celulares durante as aulas, recreios ou intervalos no ensino básico (infantil, fundamental e médio). A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 13 de janeiro de 2025. Para que a lei seja aplicada corretamente, o MEC prepara uma regulamentação que deve ser divulgada até o fim de fevereiro. Até lá, cabe às instituições de ensino definirem as próprias estratégias de implementação. Para isso, o ministério divulgou manuais para escolas e redes de ensino, citando casos onde a proibição já está em vigor e dados para embasar a medida.
Quais as razões para proibir o celular?
Segundo o Ministério da Educação, a medida foi tomada diante das fartas evidências sobre o impacto negativo dos dispositivos no aprendizado, na concentração e na saúde mental dos jovens. O objetivo é permitir que os alunos participem das atividades e interajam. Estudos avaliados pelo MEC apontam que o uso excessivo de telas prejudica o desempenho acadêmico, reduz a interação social e aumenta as chances de depressão e ansiedade entre os jovens.
Dados do Programa de Avaliação de Estudantes (Pisa), uma avaliação internacional, concluiu que oito em cada dez estudantes brasileiros de 15 anos assumiram ter se distraído com o celular nas aulas de matemática.
“Sabemos que o mundo digital é importante e o quanto a educação digital é também uma dimensão fundamental”, disse, em nota, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. “Queremos otimizar o uso [dos dispositivos] e potencializar os benefícios, mas mitigando os efeitos nocivos”, completou.
A escola vai liberar tablets, no lugar dos celulares?
Não. A nova lei restringe também o uso aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, como tablets, relógios inteligentes conectados à internet ou não nas escolas.
Como devem ser guardados os aparelhos nas escolas?
As escolas têm autonomia para definir como vai funcionar a nova lei em cada instituição e as escolas devem definir as regras junto com pais, professores e alunos. Algumas escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo já orientam estudantes a manter os aparelhos desligados nas mochilas, mas pode haver a opção de colocar em armários individuais ou caixas coletivas.
Qual a punição para quem ligar o celular fora de hora?
O MEC explicou que cada escola deve determinar como fazer valer a lei em sala de aula em parceria com a comunidade escolar e como fiscalizar. Essa orientação também está no guia disponível na página da internet do Ministério.
Haverá multa às escolas que não cumprirem a lei?
A fiscalização do cumprimento da nova lei é uma atribuição das secretarias municipais e estaduais de educação, mas a lei não determina multas.
Quando o celular pode ser usado?
A lei permite o uso pedagógico da ferramenta. Em determinadas situações, o celular pode enriquecer as práticas de ensino, especialmente em contextos de desigualdade, onde há necessidade de desenvolver educação digital e midiática. Em muitas escolas, o celular é uma ferramenta pedagógica e o material didático é eletrônico.
Como os alunos poderão se comunicar com as famílias?
Para questões de acessibilidade, inclusão, de saúde ou emergências, o celular não foi proibido. Aqueles que precisam se comunicar com os pais para organizar a rotina familiar devem fazê-lo sob orientação e conhecimento da escola.
Qual o papel dos pais?
Nas orientações às escolas, o MEC reforça a atribuição dos pais, de modo que sejam informados sobre as regras e reforcem as medidas em casa, esclarecendo também sobre os impactos negativos do uso das telas.
“Estamos fazendo uma ação na escola, mas é importante conscientizar os pais para limitar e controlar o uso desses aparelhos fora de sala de aula, fora da escola”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
O material do ministério destaca ainda como efeitos negativos do uso inadequado das telas atrasos no desenvolvimento e na linguagem, miopia, problemas no sono e sobrepeso, citando pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Quais os benefícios esperados com a medida?
Segundo o presidente do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRio), Elson Simões de Paiva, a medida favorece a socialização dos jovens. “A socialização deles está sendo feita através de celular, mais de pessoa com pessoa. Então, é importante o uso do celular ser mais controlado dentro das escolas”, disse ele, cobrando também mais esclarecimentos por parte das redes públicas de ensino sobre como as novas medidas serão aplicadas.
Há recomendações para as crianças pequenas?
Na infância, há uma preocupação extra, depois do anúncio de afrouxamento da moderação de conteúdos por plataformas. O pesquisador Pedro Hartung, diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana disse à Agência Brasil que os menores estão mais suscetíveis agora a crimes no ambiente digital.
“Estamos falando, por exemplo, de um crescimento de imagens advindas de violência contra a criança, que podem ser utilizadas, inclusive, para ameaçá-las”, destacou. “Um crescimento, por exemplo, de cyberbullying, e da exposição não autorizada da imagem e informações pessoais, ou a conteúdos que ou representam ou são mesmo tratamento cruel e degradante, discurso de ódio, incitação e apologia a crimes”.
Para creche e pré-escola, o MEC recomenda atividades desplugadas, priorizando experiências que estimulem a criatividade, a interação e o desenvolvimento motor das crianças. Nos ensinos fundamental e médio, a recomendação é sempre priorizar, quando possível, o uso de dispositivos digitais da própria escola.
*Colaborou Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil.
O Carnaval chegou, e a diversão está garantida! Mas para curtir sem preocupações, lembre-se do essencial: use camisinha. Proteja-se contra ISTs e evite surpresas indesejadas.
Na Drogaria Bem-Estar, você encontra preservativos e tudo o que precisa para aproveitar a folia com segurança.
Viih Tube, 24, e Eliezer, 35, passaram pelo batismo em uma igreja evangélica neste sábado (15). O casal compartilhou nas redes sociais o momento em que foram imersos juntos na água, saindo visivelmente emocionados.
O que aconteceu?
Nas publicações, os dois expressaram gratidão e fé, destacando a importância desse novo passo.
“Um dos melhores dias das nossas vidas! Nascemos de novo! Te entregamos tudo, Deus! Nossa casa, nosso casamento, nossos filhos, nossa família, use a gente da forma que o senhor quiser”, escreveram.
Eles também mencionaram a recuperação do filho, Ravi, que enfrentou complicações após o nascimento e precisou de internação na UTI.
“Obrigada pelo que fez pelo nosso filho, sabemos que foi você”, afirmaram.
Repercussão
A decisão foi comemorada por amigos e seguidores, que deixaram mensagens de apoio. O ex-BBB Bil Araújo comentou: “Preparem-se para viver o novo de Deus”. Gil do Vigor celebrou com um “Glória a Deus”, enquanto Lucas Rangel reagiu com “Amém, amigos”. Uma seguidora também escreveu: “Ai, que lindo, amiga! Tô emocionada. Que Deus use vocês muito como instrumento!”.