Aberto prazo de validação para sorteados no Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social

O Governo do Maranhão realizou, no último sábado (21), o sorteio das 2.000 vagas de estágio em órgãos públicos pelo Programa Trabalho Jovem Eixo Estágio Social.

Com isso, a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) abriu o prazo de validação de inscrição para que os jovens sorteados realizem a confirmação de seus dados e comecem a ser chamados para assumir as vagas.

“Esta é a primeira etapa do Trabalho Jovem, em que liberamos as vagas dos estagiários que vão atuar por 8 meses nos órgãos públicos. Agora esses estudantes precisam validar a inscrição, confirmando seus dados, para que possamos direcioná-los para vagas que estejam de acordo com a formação estudantil e o currículo deles”, explicou o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca.

A validação pode ser feita no site https://trabalhojovem.ma.gov.br até o dia 27 de março. A lista de sorteados também encontra-se disponível no link.

Este ano, o Trabalho Jovem terá ao todo 6.000 vagas, sendo 2.000 para os órgãos públicos e 4.000 destinadas para a iniciativa privada.

Sobre o Trabalho Jovem

Criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, o Programa Trabalho Jovem é uma iniciativa voltada para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses, que já beneficiou mais de 15 mil jovens, em 114 municípios maranhenses.

Para participar, os jovens precisam ter entre 17 e 25 anos, que estejam cursando ensino médio, técnico, superior, educação de jovens e adultos (EJA) ou educação especial. Os jovens contemplados ganham uma bolsa de estágio no valor de R$600, com duração de 8 meses.

Vereador Nunes do Náutico destaca segurança pública, cobra apoio do Estado e celebra avanços em obras e no esporte em Codó

Durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada terça-feira (24), o vereador Nunes do Náutico utilizou a tribuna para abordar temas importantes como segurança pública, obras em andamento no município e incentivo ao esporte, além de prestar uma homenagem às mulheres. O parlamentar iniciou sua fala destacando o mês de março, dedicado às mulheres: “Quero aproveitar para parabenizar por todos os eventos dedicados a elas neste mês especial e saudar todas as mulheres. Não só neste mês, mas por toda a vida, são pessoas de grande valor para todos nós.”

Mais segurança pública para Codó

O vereador demonstrou preocupação com a crescente onda de arrombamentos e furtos na cidade. “Nos últimos meses e últimos dias são constantes os arrombamentos em nossa cidade. Além de residências em vários bairros, comerciantes, clínicas e escritórios têm sido vítimas, gerando prejuízo e trazendo um sentimento de insegurança.”

Apesar de reconhecer o trabalho das forças de segurança, o vereador cobrou mais apoio do Governo do Estado. “A gente sabe do empenho da Polícia Civil e da Polícia Militar, que têm sido incansáveis, mas queremos pedir socorro ao Governo do Estado, para que possa dar mais segurança ao nosso município.”

Ainda sobre a realidade local, ele reforçou a necessidade de mais investimentos na área. “Pelo tamanho da cidade de Codó, precisamos de mais apoio do Estado para atender essa demanda da segurança.”

Legislativo e Executivo em sintonia

O vereador também destacou obras em andamento, especialmente no bairro Nova Jerusalém, ressaltando o trabalho da gestão municipal. O edil também citou diversas ações que estão sendo realizadas. “Estive na rua 19 de abril acompanhando os trabalhos. É um esforço conjunto, com a equipe da Secretaria de Obras e a preocupação do prefeito em trazer melhorias para a cidade. O governo está fazendo iluminação de campo, ampliação de UBS, creches, reforma de escolas, mercados, praças e ginásios. Tudo isso fruto de indicações dos vereadores. Todos os vereadores, tanto da situação quanto da oposição, estão empenhados em buscar melhorias para Codó.”

Apoio ao Esporte em Codó

Encerrando sua fala, o vereador destacou com entusiasmo o incentivo ao esporte no município, citando jovens talentos da Escolinha do Náutico. Ele também ressaltou o apoio da gestão e de empresários locais. Uma atleta nossa está indo para Imperatriz fazer avaliação para a Ferroviária de São Paulo, com apoio da prefeitura. E duas crianças de 10 anos foram aprovadas para o time do São Paulo. Essas crianças estão tendo todo o suporte, com ajuda do prefeito e de empresários, para representar bem a nossa cidade no futuro.”, concluiu.

Vereador Teonilo do Garra cobra ação urgente em área abandonada e destaca gestão eficiente do SAAE em Codó

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada nesta terça-feira (24), o vereador Teonilo do Garra levou à tribuna denúncias recebidas da população e cobrou providências do poder público, além de destacar avanços na gestão municipal. Logo no início do discurso, o parlamentar reforçou o papel dos vereadores como porta-vozes da sociedade: “Todos nós vereadores recebemos denúncias da população. Somos representantes do povo e viemos ao parlamento apresentar essas demandas e solicitar providências dos órgãos competentes.”

Abandono do prédio da antiga Casa de Saúde

Um dos principais pontos abordados foi a situação de abandono de uma área no bairro São Benedito, nas ruínas do prédio onde funcionava a antiga Casa de Saúde, localizado na Avenida Dr. José Anselmo. Segundo ele, o local tem sido utilizado para práticas ilegais, causando insegurança aos moradores: “Ali se transformou num local onde está se praticando vários atos… consumo de droga, vandalismo, atos criminosos… e isso está perturbando o sossego das famílias daquela região.”

O vereador destacou ainda que tem sido constantemente procurado pela comunidade local, cobrou a identificação do proprietário do imóvel e a adoção de medidas imediatas, como o fechamento da área para impedir o acesso. Ele solicitou ainda a atuação dos órgãos responsáveis pela fiscalização, incluindo a Secretaria de Infraestrutura do município, para solucionar o problema.

As pessoas estão me cobrando no dia a dia. Aquela situação está tirando o sossego das famílias que moram ali. Práticas ilícitas e desordem, causando insegurança para moradores da região. O Poder Público tem que intervir. É preciso cercar, isolar aquela área, fiscalizar e resolver esse problema para devolver a tranquilidade à população.”, preconizou Teonilo.

Gestão eficiente e saúde financeira do SAAE

Teonilo também comentou sobre a importância da organização da cidade e defendeu ações firmes da gestão municipal. “Toda cidade precisa de ordem. O gestor que quer o bem da cidade trabalha pensando no coletivo, não apenas em política. Por isso o governo municipal vem avançando de forma tão intensa e beneficiando a nossa população

O parlamentar fez questão de destacar pontos positivos da administração, especialmente em relação ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que em um ano e três meses da nova gestão construiu e recuperou dezenas de poços, ampliou a rede de abastecimento, realizou reformas administrativas e conquistou sólida saúde financeira, com cerca de três milhões em caixa, para novos investimentos.

Fiquei admirado com o SAAE de Codó. A quantidade de obras, de poços construídos, rede sendo ampliada… e ainda com dinheiro em caixa para novos investimentos. Olha a importância de uma administração responsável, que faz as coisas acontecerem e ainda mantém a saúde financeira do órgão. Tudo isso é o reflexo da eficiente gestão da autarquia neste governo Fé, Trabalho e Futuro. Parabenizo o diretor do SAAE e o prefeito de Codó pelo trabalho que vem sendo realizado em benefício da nossa população”, concluiu.

Maranhão lidera ranking de casamentos mais duradouros no Brasil

O Maranhão aparece como o estado com maior duração média de casamentos no país, segundo levantamento com base em dados do Registro Civil do IBGE.

De acordo com o estudo, a média de duração dos casamentos no Maranhão é de 14,2 anos, a maior entre todas as unidades da federação. O número coloca o estado à frente de outras regiões do Nordeste e também de estados do Sul e Sudeste.

O desempenho maranhense contribui diretamente para que o Nordeste lidere o ranking nacional, com média de 13,33 anos de duração dos casamentos. Em comparação, regiões como Sudeste e Sul apresentam médias inferiores, de 11,60 e 11,40 anos, respectivamente.

Os dados também indicam que, no Brasil, o tempo médio de duração dos casamentos tem apresentado queda ao longo das últimas décadas. Ainda assim, o Maranhão segue na contramão da tendência nacional, mantendo índices mais elevados.

O levantamento considera o período entre o casamento e o divórcio, apontando diferenças significativas entre os estados e regiões do país.

Especialistas apontam que fatores culturais, sociais e econômicos podem influenciar diretamente na duração das uniões, o que ajuda a explicar os resultados mais altos registrados no Maranhão e em outros estados nordestinos.

Imaranhense

Mês da Mulher continua com ofertas especiais no Mundo do Real

Mesmo após a celebração do Dia Internacional da Mulher, o carinho e a valorização continuam durante todo o mês de março no Mundo do Real. A loja segue com uma variedade de ofertas especiais pensadas para quem deseja presentear e homenagear as mulheres com muito estilo e economia.

São diversas opções de produtos que vão desde itens de beleza e cuidados pessoais até utilidades para o dia a dia, tudo com preços acessíveis e condições imperdíveis. A proposta é simples: garantir que o reconhecimento e o afeto não se limitem a uma única data, mas que se estendam por todo o mês.

O Mundo do Real reforça seu compromisso em oferecer qualidade, variedade e preços baixos, proporcionando aos clientes a oportunidade de escolher presentes que realmente fazem a diferença.

Aproveite para visitar a loja, conferir as promoções e surpreender as mulheres especiais da sua vida. Afinal, todo dia é dia de reconhecer a importância, a força e a beleza de cada mulher.

Maranhão recebe R$ 53 mi do Fundo Amazônia para regularização fundiária

O Fundo Amazônia vai destinar R$ 52,9 milhões para fortalecer a regularização fundiária em 85 municípios do Maranhão, dentro da Amazônia Legal. O aporte será executado pelo projeto Paz no Campo, do governo estadual, ao longo de 36 meses, e foi anunciado durante o 29º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em 17 de março.

O programa, coordenado pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), visa ordenar o território, garantir segurança jurídica no acesso à terra e promover o desenvolvimento rural sustentável. Serão beneficiados 13.250 imóveis da agricultura familiar e 20 territórios quilombolas, impactando cerca de 39.750 pessoas, que terão acesso a crédito, assistência técnica e políticas públicas.

O projeto inclui georreferenciamento de terras, assessoramento técnico, capacitação de agentes e agricultores, debates sobre prevenção de queimadas e bioeconomia, além da aquisição de equipamentos como drones e veículos. O investimento fortalece a governança territorial e contribui para reduzir conflitos fundiários.

O Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES em coordenação com o Ministério do Meio Ambiente, já aprovou R$ 182 milhões em projetos exclusivamente no Maranhão, beneficiando agricultores familiares, quilombolas, povos indígenas e organizações agroextrativistas, e apoia ações de reflorestamento, combate a incêndios e conservação da floresta.

CNB

Novos fardamentos garantem mais segurança e identificação a Agentes de Combate às Endemias em Codó

Na manhã desta terça-feira (24), a Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de novos fardamentos para os Agentes de Combate às Endemias do município.

A ação aconteceu no Salão Nobre da sede administrativa, onde estiveram presentes o prefeito Chiquinho FC (PT), o diretor do Departamento de Endemias, Jorzival Lima, e o secretário municipal de Saúde, William Campos, além de outros representantes da gestão.

Ao todo, foram distribuídos 93 kits completos de fardamento, contendo duas camisas, duas calças, uma bota, um chapéu e uma bolsa de lona equipada com materiais de apoio e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A iniciativa tem como objetivo padronizar os agentes, facilitar sua identificação junto à população e garantir mais segurança tanto para os profissionais quanto para a comunidade.

Os Agentes de Combate às Endemias desempenham um papel fundamental na prevenção e no controle de doenças, atuando diretamente nas residências, orientando moradores e eliminando focos de vetores. O trabalho desses profissionais é essencial para a promoção da saúde pública e para a redução de riscos epidemiológicos no município.

Durante a solenidade, o prefeito destacou a importância da valorização dos servidores e do investimento contínuo na área da saúde. Segundo ele, oferecer melhores condições de trabalho reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população.

A entrega dos fardamentos também reforça o compromisso da gestão municipal com a organização dos serviços e a eficiência das ações de saúde preventiva. Com uniformes adequados e equipamentos de proteção, os agentes poderão desempenhar suas funções com mais segurança, conforto e eficiência.

A Prefeitura de Codó segue investindo em iniciativas que fortalecem a saúde pública e valorizam os profissionais que atuam na linha de frente, garantindo mais qualidade de vida para a população codoense.

Assessoria de Comunicação

Comercial São João continua com ofertas especiais para valorizar e presentear as mulheres

Mesmo após as comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Comercial São João continua sendo o lugar ideal para quem deseja encontrar produtos de qualidade, variedade e bons preços. A loja reúne diversas opções que atendem às necessidades do dia a dia, sempre com aquele atendimento especial que os clientes já conhecem.

Seja para renovar o visual, escolher um presente especial ou simplesmente aproveitar ofertas imperdíveis, no Comercial São João você encontra tudo em um só lugar. A loja oferece produtos que combinam estilo, praticidade e economia, garantindo mais comodidade para quem busca boas oportunidades de compra.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data que reforça o reconhecimento da força, dedicação e importância das mulheres na sociedade. E o Comercial São João segue valorizando esse momento, com opções que ajudam a tornar o dia a dia ainda mais especial.

Passe no Comercial São João e aproveite as ofertas disponíveis. Afinal, toda mulher merece cuidado, valorização e motivos para se sentir especial todos os dias. ✨

Dia da Mulher vira feriado no Maranhão após sanção de Brandão

O feriado do Dia da Mulher foi instituído no Maranhão após sanção do governador Carlos Brandão. A nova lei estabelece o dia 8 de março, data do Dia Internacional da Mulher, como feriado estadual a ser celebrado anualmente.

A norma foi publicada no Diário Oficial no dia 19 de março e já está em vigor.

Objetivo do feriado do Dia da Mulher
De acordo com a legislação, o feriado do Dia da Mulher terá como finalidade promover ações de reflexão, conscientização e incentivo à equidade de gênero.

Entre os principais objetivos estão:

combate à discriminação contra mulheres
enfrentamento à violência de gênero
promoção de políticas públicas voltadas à igualdade
As atividades deverão ser promovidas tanto pelo poder público quanto pela sociedade.

Origem da lei
O projeto que resultou na criação do feriado do Dia da Mulher teve origem na Assembleia Legislativa do Maranhão e foi aprovado pelos deputados estaduais antes de ser sancionado pelo Executivo.

A proposta é de autoria do deputado Wellington do Curso.

Aplicação da nova regra
Com a sanção, o dia 8 de março passa a integrar oficialmente o calendário de feriados estaduais no Maranhão.

A determinação prevê que todas as autoridades competentes devem cumprir e fazer cumprir a nova lei em todo o território estadual.

Imirante

Gospel é o 2º gênero musical mais ouvido do Brasil, mostra pesquisa

O gospel é o segundo gênero musical mais ouvido do Brasil. É o que revela uma pesquisa feita pela Globo em parceria com a Quaest. O objetivo do estudo era entender o perfil comportamental do brasileiro com a música, e como esta é consumida pela população.

A pesquisa foi feita em todas as regiões do país com recorte por renda, escolaridade, idade e repertório cultural. A música gospel foi apontada como a preferência de 16% dos entrevistados.

Esse dado evidencia a presença de um público bastante engajado, marcado por hábitos frequentes de escuta.

A primeira posição ficou com o sertanejo, que lidera com uma certa folga: 26%.

No entanto, apesar do desempenho expressivo, apenas 5% dos entrevistados enxergam o gospel como um elemento representativo da cultura nacional. Esta foi uma das questões abordadas na pesquisa. O sertanejo apresentou um número mais equilibrado: 25% considera o gênero um símbolo cultural do Brasil.

O terceiro lugar ficou com forró/piseiro/arrocha, com 10%; em seguida aparecem samba/pagode com 9% e MPB com 8%. A última posição ficou empatada entre reggae, jazz, axé e clássica, com 1%.

Pleno News