Inscrições abertas para os Jogos da Semana Santa em Codó com premiação em dinheiro

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, anuncia a realização da 2ª edição dos Jogos da Semana Santa, um evento que promete reunir a comunidade em torno do esporte, da integração e do lazer.

Com inscrições totalmente gratuitas, os interessados já podem garantir participação até o dia 1º de abril. Os competidores poderão escolher entre quatro modalidades: dama, baralho, dominó e tênis de mesa, contemplando diferentes perfis de participantes e incentivando a inclusão de públicos variados.

A competição acontecerá no dia 02 de abril, no Ginásio Poliesportivo Carlos Fernando, espaço que será palco de disputas saudáveis e momentos de confraternização entre atletas e entusiastas do esporte.

Além de promover o entretenimento e a interação social, o evento contará com premiação em dinheiro em todas as modalidades. Os campeões receberão R$ 300,00, enquanto os segundos colocados serão premiados com R$ 200,00, valorizando o desempenho e o espírito esportivo dos participantes.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte e ao lazer como ferramentas de inclusão social e promoção da qualidade de vida. Em um período significativo como a Semana Santa, a ação também busca oferecer alternativas saudáveis de ocupação dos espaços públicos, fortalecendo os laços comunitários.

A Prefeitura convida toda a população a participar, realizar sua inscrição e vivenciar momentos de esporte, diversão e integração.

Assessoria de Comunicação

Imunização em foco: Prefeitura de Codó realiza Dia D de vacinação contra Influenza neste sábado (28)

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado, dia 28, o Dia D de Vacinação contra a Influenza 2026. A ação tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal no município, reforçando a proteção da população contra o vírus da gripe.

A vacina contra a influenza é gratuita, segura e continua sendo a forma mais eficaz de prevenir casos graves, internações e óbitos decorrentes da gripe. A mobilização busca conscientizar a população sobre a importância da imunização e facilitar o acesso às doses.

Durante o Dia D, a vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, garantindo maior comodidade e alcance da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que todos que fazem parte do público-alvo compareçam aos postos de vacinação, levando documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Confira o público alvo da campanha de vacinação:

• Crianças: de 6 meses a menores de 6 anos.

• Gestantes

• Idosos: pessoas com 60 anos ou mais.

• Povos indígenas e quilombolas

• Puérperas: até 45 dias após o parto.

• Professores

• Forças de segurança e salvamento

• Forças armadas

• Trabalhadores da saúde

• Caminhoneiros

• Trabalhadores portuários

• Trabalhadores dos Correios

• Trabalhadores de transporte coletivo

• Pessoas com condições especiais

• Pessoas em situação de rua

• População privada de liberdade

• Funcionários do sistema prisional

• Pessoas com deficiência permanente

Não perca essa oportunidade de cuidar da sua saúde e de quem você ama. Vacine-se! A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável.

Assessoria de Comunicação

Vereadores falam sobre seus posicionamentos políticos e as principais demandas do município

O lançamento da pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo do Estado do Maranhão e as demandas do município foram algumas pautas levadas pelos vereadores à tribuna da Câmara Municipal de Codó durante a 7ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, dia 24 de março.

“Utilizamos nosso tempo para destacar temas importantes para nosso estado e nossa cidade, como a nossa visita a capital São Luís, para o lançamento da pré-candidatura do nosso amigo Orleans Brandão, esta jovem que tem rodado o Maranhão e tem feito um belíssimo trabalho. A segunda pauta foi a ida nossa até a Mangabeira, a Malhada de Cipó, onde recebemos denúncias das mães daquela localidade e relatavam que as crianças estão há mais de 30 dias sem assistir a aula pela falta da mínima infraestrutura nas estradas. Isso não pode acontecer, porque a educação é a básica para um futuro melhor”, relatou Chiquinho do Sae Junior.

“Encerrando mais uma Sessão aqui na Casa do Polo, Câmara Municipal de Cotó. Nossas pautas colocadas e apresentadas através dos discursos. Todos os colegas utilizaram a tribuna para prestar conta da população de Cotó. E aqui falei sobre a vinda de representantes do povoado Mangabeira e Malhada do Cipó, liderado pela nossa amiga Cláudia. Eles estiveram no gabinete do prefeito, que assumiu o compromisso de melhorar a estrada para que os alunos possam, claro, ter o direito de estudar. Então a gente sabe, o inverno demorou, mas o prefeito comprometido, o prefeito respeita os direitos da população e claro, se comprometeu a levar soluções tão breves para comunidade”, concluiu o vereador Antônio Luz.

 

Vereador Ibrahim Neto ressalta avanços no Maranhão e Codó, incentivo ao esporte e alerta sobre maus-tratos aos animais

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira o vereador Ibrahim Neto utilizou a tribuna para destacar acontecimentos recentes de relevância política, obras estruturantes no município, ações esportivas e ainda fez um importante alerta sobre os maus-tratos aos animais.

O parlamentar iniciou sua fala ressaltando o lançamento da pré-candidatura ao Governo do Estado do secretário Orleans Brandão, destacando sua atuação e ainda pontuou avanços recentes no estado. “Tenho que destacar o lançamento da pré-candidatura do secretário Orleans Brandão, que vem trabalhando com juventude, conhecimento e muita competência junto ao governador Carlos Brandão. Podemos ver que nos últimos quatro anos o Maranhão vem tendo índices positivos, inclusive com mais de um milhão de pessoas saindo da extrema pobreza.

Nova Ponte Codó – Trizidela

Em seguida, o edil destacou a retomada de uma importante obra para o desenvolvimento município: a nova ponte que irá ligar Codó a região da Trizidela. “Não posso deixar de destacar a chegada das vigas da tão sonhada segunda ponte da Trizidela, uma obra esperada há 62 anos. Esta construção trará benefícios diretos à população. Essa ponte vai garantir mais mobilidade, mais infraestrutura e quem ganha com isso é toda a população de Codó.”

1ª Copa Ibrahim Duailibe de Futebol Society em Codó

O vereador também valorizou o incentivo ao esporte, mencionando a realização da 1ª Copa Ibrahim Duailibe de Futebol Society. O torneio começou no dia 18 de março e vem reunindo diversas equipes em disputas acirradas. A competição tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre jovens e adultos.

Quero destacar a Copa organizada pelo amigo Flávio Siqueira e o amigo Jhon, que está sendo muito disputada e movimentando o esporte no município. O esporte é vida. Precisamos incentivar nossos jovens e também os adultos, pela saúde e qualidade de vida. Agradeço pela homenagem prestada ao meu avô, o empresário Ibrahim Duailibe, que dá nome à competição, que é o reconhecimento a uma personalidade importante para o nosso município”.

Por fim, o vereador Ibrahim Neto fez um alerta e um apelo a população sobre uma pauta social relevante: a violência contra animais. “Quero deixar um alerta sobre os maus-tratos aos animais, que têm aumentado nos últimos meses. Precisamos denunciar e combater essas práticas. Cada cidadão é um fiscal. Denunciem, pois estamos aqui para buscar soluções e combater esses crimes. Estamos sempre buscando exercer nosso papel da melhor forma possível.

Assembleia aprova reajuste de 10% para professores no MA

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira (25), projeto que garante reajuste de 10% nos vencimentos de professores da rede estadual.

A proposta, oriunda de medida provisória do governo estadual, beneficia servidores efetivos e temporários da educação básica, incluindo atualização no salário-base de professores contratados.

Com a mudança, o vencimento-base de professores temporários com jornada de 20 horas passa a ser de R$ 2.695,67.

O texto também prevê reajuste para professores de Artes e Música, com base em leis estaduais já vigentes, mantendo os mesmos percentuais e datas aplicadas anteriormente.

Segundo o governador Carlos Brandão, a medida tem como objetivo atualizar a estrutura remuneratória e melhorar a eficiência dos serviços educacionais no Maranhão.

CNB

Agroforte Suínos: Qualidade e Confiança em Suínos Vivos e Abatidos; ligue e faça sua encomenda!

A Agroforte Suínos é referência no mercado quando o assunto é qualidade e confiança na venda de suínos vivos e abatidos. Com atendimento especializado, a empresa garante seriedade, compromisso e produtos de excelência para seus clientes.


O representante Cleiton Soares está sempre disponível para atender e oferecer as melhores opções, com contato facilitado pelo WhatsApp.

(99) 98188-8509 | (99) 99642-9954

Alô Santo Antônio!!! Frigorífico Marcelo Rei do Frango espera por vocês na Rua Dr. Silva Maia, bairro Santo Antônio, próximo à ponte; Boas Compras!!

O Frigorífico Marcelo Rei do Frango está ainda mais perto de você! Com o compromisso de oferecer o menor preço, o melhor atendimento e a máxima qualidade, agora contamos com muitos endereços, em várias regiões da nossa Codó. Tudo para garantir mais praticidade e comodidade no seu dia a dia. Procure uma loja da rede Frigorífico Marcelo Rei do Frango mais proxima de sua casa e boas compras!!!!!

Alô Santo Antônio!!! Frigorífico Marcelo Rei do Frango espera por vocês na Rua Dr. Silva Maia, bairro Santo Antônio, próximo à ponte; Boas Compras!!

Frigorífico Marcelo Rei do Frango – Menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade. Com os cortes especiais da rede de frigoríficos Marcelo Rei do Frango você escolhe a carne de sua preferência (Frango, miúdos, gado, suíno e muito mais), prepara o seu prato predileto e faz do seu fim de semana um momento único. Visite-nos e aproveite a grande variedade de carnes e produtos, com o menor preço, melhor atendimento e máxima qualidade.

Na rede Marcelo Rei do Frango você encontra carnes de qualidade, atendimento diferenciado e o menor preço da cidade. Seja bem vindo e fique à vontade. Na rede Marcelo Rei do Frango você também vai encontrar pescado, camarão, e os melhores cortes de bovino, suíno, frango, miúdos, linguiça apimentada e artesanal, e outros embutidos. Sempre naquele precinho que cabe no seu bolso e no seu orçamento.

Frigorífico Marcelo Reio do Frango mais perto de você

Fique ligado nas ofertas da semana e os preços imbatíveis da rede Marcelo Rei do Frango. Garanta a sua carne de qualidade visitando as nossas unidades em Codó ou faça sua telecompras pelos whatsapps do Marcelo Reio do Frango; (99) 98839-1860 ou (99) 98147-7313 e nós entregamos no conforto da sua residência.

Vereador Araújo Neto destaca mais de 40 obras, avanços e transparência da administração Fé, Trabalho e Futuro

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (24), o vereador Araújo Neto fez um pronunciamento marcado pela defesa das ações da gestão municipal, prestação de contas e anúncio de importantes obras e projetos em andamento no município.

Codó está avançando mesmo com herança destruída

Logo no início de sua fala, o parlamentar destacou a importância de ouvir os demais colegas antes de se posicionar, afirmando que isso permite uma análise mais ampla da situação da cidade. Em tom crítico, ele comentou sobre percepções negativas apresentadas anteriormente: “Você ouvindo esses últimos pronunciamentos, parece que Codó está igual o Irã, devastada por uma bomba”, ponderando que, apesar das dificuldades herdadas, há avanços concretos sendo realizados.

Um dos principais destaques do discurso foi o anúncio do início das obras da estrada que liga as regiões de Bacabinha ao Axixá, um sonho antigo da população local. Segundo o vereador, a obra terá início no dia 19 de abril: “Ele reuniu todas essas lideranças para avisar que no dia 19 de abril agora, a obra inicia e só termina quando chegar ao Axixá”, reforçando o compromisso da gestão com a conclusão do projeto.

Licitações em Codó

Araújo Neto também fez questão de esclarecer sobre os processos licitatórios, enfatizando que seguem critérios legais e não favorecem interesses individuais: “Licitação ganha quem tem o menor preço. Isso é uma lei federal que não podemos passar por cima”. Ele citou, como exemplo, a concorrência para fornecimento da merenda escolar, que conta com a participação de empresas de todo o país.

46 obras em diversas áreas

Durante o pronunciamento, o vereador apresentou uma extensa lista de obras em execução e previstas para os próximos meses, totalizando 46 ações e obras em diversas áreas. Entre elas, destacou pavimentações em bairros como São Vicente Palotti, Santo Antônio e Santa Terezinha, além da reconstrução de canais, reformas e ampliações de escolas, unidades de saúde e espaços públicos.

Na área da educação, ele ressaltou investimentos importantes, como a ampliação de escolas e a implantação do ensino em tempo integral, além da construção de creches e unidades voltadas para comunidades quilombolas. Já na saúde, destacou a construção de um centro de imagem, melhorias no Hospital Geral Municipal e a implantação de um IML, visando reduzir o deslocamento de famílias para outras cidades.

O vereador também enfatizou ações voltadas à infraestrutura e qualidade de vida, como a construção de casas e apartamentos, implantação de sistemas de abastecimento de água em povoados e melhorias em estradas vicinais. “Nós vamos recuperar todas as ruas do município de Codó”, afirmou, reconhecendo os desafios enfrentados, principalmente nas áreas periféricas.

Outro ponto abordado foi a situação de comunidades como Mangabeira e região do Boqueirão, onde há dificuldades de acesso, especialmente no período chuvoso. Araújo Neto reconheceu os problemas, mas destacou que medidas emergenciais estão sendo tomadas para garantir o transporte escolar e o funcionamento das atividades educacionais.

INSS pago em dia em Codó

Ao final, o parlamentar destacou a importância da responsabilidade na gestão pública e da transparência, informando que dados atualizados estarão disponíveis no portal da transparência do município. Ele também ressaltou o equilíbrio financeiro de órgãos como o SAAE e o pagamento regular de obrigações, como o INSS. Encerrando sua fala, Araújo Neto reforçou a confiança no trabalho que vem sendo realizado: “Quando se trabalha com seriedade, a coisa acontece. Você vê o resultado”, defendendo que o município vive um momento de reconstrução e avanço.

Após 40 anos de conflito, Lula entrega título de terra em Alcântara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou, nessa terça-feira (24), o título de domínio de parte do Território Quilombola de Alcântara, no Maranhão. A medida reconhece cerca de 45 mil hectares e beneficia comunidades de um dos maiores territórios quilombolas do país, com mais de 17 mil pessoas.

A entrega ocorreu durante a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, em Brasília, e representa um avanço histórico após décadas de disputa territorial envolvendo comunidades tradicionais de Alcântara.

O título foi concedido à Associação do Território Étnico Quilombola de Alcântara (Atequila) e faz parte de um acordo firmado entre o Governo Federal e as comunidades, que reconheceu mais de 78 mil hectares como território quilombola. Apesar de parcial, a medida é considerada um passo importante para a regularização total da área.

A região é marcada por conflitos fundiários desde a instalação do Centro de Lançamento de Alcântara, que provocou deslocamentos forçados e perda de ტერიტორი para diversas famílias ao longo de mais de 40 anos.

Além do Maranhão, o governo também concedeu 18 títulos para territórios quilombolas em oito estados, beneficiando cerca de 5,6 mil famílias. Também foram assinados decretos de desapropriação de áreas, incluindo o Maranhão, voltados à regularização fundiária e à solução de conflitos agrários.

Durante o evento, Lula ainda assinou medidas para fortalecer a agricultura familiar, como a regulamentação do Programa Garantia-Safra e a criação do Programa Nacional de Regularização Fundiária (Terras do Brasil), com foco em agricultores familiares e comunidades tradicionais.

As ações integram a política de regularização de terras e buscam ampliar a segurança jurídica, a produção rural e a proteção de comunidades tradicionais no país.

Central de Notícias Brasil