Senepol à venda: conheça entidades que garantem qualidade no Brasil

Criatório Senepol Peixe Boi – Codó MA

Algumas entidades avalizam as características da raça Senepol no Brasil, garantindo aos compradores de genética segurança na hora de procurar Senepol à venda.

É o caso da própria ABCB Senepol (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol), que também é responsável pela certificação e registro do Senepol no país. Um animal Senepol à venda só pode ser considerado de pura origem com registro definitivo concedido pela ABCB Senepol, o que exige do criatório uma série de procedimentos rigorosos, que envolvem todas as fases da vida do animal.

Para nortear pequenos, médios e grandes criadores na seleção. a ABCB Senepol criou o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), introduzindo um conjunto de ações e diretrizes. Nas palavras da Associação, o PMGS é “um novo marco estratégico para nortear os trabalhos de cada criador na seleção e no melhoramento e desenvolvimento da raça Senepol”.

A qualidade do Senepol à venda no Brasil também tem a expertise da Embrapa Gado de Corte (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) a seu favor, especialmente por meio do seu programa de melhoramento genético, o Programa Embrapa Geneplus, que ajuda a garantir segurança e confiabilidade.

Técnico da ABCB Senepol (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol)

Programa Embrapa Geneplus possui hoje um dos maiores bancos de dados de avaliações de animais Senepol no mundo. É por meio dessa inteligência que o Geneplus atua na coordenação do PMGS, em parceria com a ABCB Senepol. Além disso, o Embrapa Geneplus atua em parceria com criatórios que desejam ter toda esta inteligência mais presente no seu dia a dia

O Programa Embrapa Geneplus coordena também o ATJ, seu programa de Avaliação de Touros Jovens, que é mais um grande parâmetro sobre a qualidade do criatório que coloca Senepol à venda. O ATJ seleciona ano a ano no Brasil os melhores reprodutores jovens da raça Senepol, dentre todos os touros dos criatórios participantes do Geneplus

Criatórios que colocam Senepol à venda e que participam de todo este ecossistema de chancela, mensuração e avaliação dos processos de criação da raça Senepol, conforme ABCB Senepol, PMGS e Programa Embrapa Geneplus, seguramente ofertam ao mercado mais segurança e garantia de que a genética comprada de fato representa o que a raça Senepol tem de melhor a ofertar em termos das suas vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *