Senepol TOP OITO: 8 características que você precisa saber sobre a raça Senepol

8.      Senepol: padronização, pelo zero, mocho e alta tolerância contra parasitas

O Senepol é uma raça com baixo índice de infestação de ecto e endoparasitas. Alguns estudos realizados nos EUA e Austrália apontam que o cruzamento com a raça Senepol diminui consideravelmente os índices de infestação de moscas e carrapatos do rebanho. Além disso, recentemente, estudo conduzido pela Faculdade de Mogi das Cruzes confirmou que, em temperaturas acima de 30ºC, as novilhas da raça Senepol não necessitaram acionar os mecanismos de manutenção de termólise referentes à respiração para manter a homeotermia.

Acredita-se que essa adaptação deve-se ao seu pelo, pois variáveis como espessura, diâmetro, comprimento e pigmentação exercem influência diária na função de quantidade de suor produzida e na dissipação desse calor com o ambiente. Isso comprova o Senepol como excelente opção para aumentar a capacidade imunológica e nutricional de bovinos criados em altas temperaturas.

Um estudo feito também na Universidade Estadual da Carolina do Norte comparou um rebanho Angus com um rebanho Senepol com Angus, e constatou que, enquanto no Angus 82% do rebanho teve infestação na contadem da mosca do chifre, apenas 18% do rebanho Senepol com Angus obteve a mesma infestação. Isso com o mesmo manejo e nas mesmas condições climáticas. Dentro da pecuaria australiana, a tolerância aos parasitas do Senepol também é famosa. Por lá, a amostra de contagem de carrapatos aponta que o Senepol tem a menor infestação do país, seja comparativamente ao rebanho Zebu ou outros.

A característica mocha do Senepol é predominante, passando para suas crias em 95% dos casos de cruzamento industrial com as demais raças bovinas. A raça Senepol tem alta padronização, com pelagem curta (pelo zero), cor forte (do amarelado claro até o forte avermelhado, que é mais característico do Senepol), com grande poder para transmissão das características na progênie durante o cruzamento industrial. Os genes do Senepol para característica de Homeostase são dominantes nos cruzamentos genéticos. Por este motivo, é uma opção muito executada na missão de adequar o tricross em matrizes S1 e S2. Neste sentido, diversos estudos já comprovaram que o bezerro com genética Senepol mantém as temperaturas da exata mesma maneira que o animal Senepol puro sangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *