Engenheiro Evimar Barbosa fala sobre o planejamento realizado para a pavimentação da Trizidela

O governo municipal está realizando obras de pavimentação que contemplarão ruas em vários bairros de Codó. Uma das regiões beneficiadas é a Trizidela, onde recentemente foi concluída a pavimentação do trecho da Avenida Cristovão Colombo, além das obras na Avenida Pantanal e outras tantas ruas. Em entrevista a Mídia Digital, o engenheiro especialista em saneamento básico e ambiental, Evimar Barbosa, falou sobre o planejamento realizado e obras executadas na região no período de sua gestão a frente do SAAE Codó.

Evimar Barbosa – engenheiro especialista em saneamento básico e ambiental e ex diretor geral do SAAE Codó

MD: Hoje estamos vendo a pavimentação da Trizidela. Você participou da gestão do prefeito Nagib durante três anos e meio praticamente, mas hoje está afastado da diretoria do SAAE, como foi o trabalho anterior do planejamento para o saneamento dos bairros de lá?

Evimar Barbosa: realmente tivemos a oportunidade de participar da gestão do prefeito Nagib por três anos e alguns meses. Durante esse período foi implantando nos bairros da região urbana da Trizidela seis quilômetros de rede nova de abastecimento de água e dois poços. Um  poço feito em parceria com o Governo do Estado, que fica justamente nessa Avenida Pantanal, que está sendo pavimentada, e um outro poço para o conjunto no Bairro São Raimundo, feito em parceria com as empresas construtoras.

MD: Esse planejamento e obras de saneamento e rede de distribuição então eram necessários para as obras futuras, como esta de pavimentação dos bairros da Trizidela?

Evimar Barbosa: Sem dúvida. Com o planejamento, orientado também pelo prefeito, dos vinte e um quilômetros de nova rede de distribuição colocada na cidade, seis quilômetros foram para atender a demanda crescente da Trizidela. A colocação desses seis quilômetros de nova rede possibilitou que hoje se pudesse já pavimentar essas ruas, pois estão dentro da rede de distribuição. Agora o governo pode colocar o asfalto, sem que no futuro tenha que quebrar o pavimento para receber rede de abastecimento.

MD: Isso demonstra um bom planejamento e o bom uso do recurso público pela gestão, não é?

Evimar Barbosa: Mas é claro que sim. Com toda certeza. Dentro de um projeto bem feito de urbanização ou revitalização de uma área é fundamental que as obras de estrutura de saneamento e abastecimento venham logo em primeiro lugar, e sim depois as outras obras, como a colocação de pavimento, meio fio, drenagem, etc. com essa forma de trabalhar se aproveita de forma correta o recurso público, pois não existirá a necessidade de realizar o trabalho novamente, quebrando o pavimento e aumentando gastos.

MD: Neste mesmo período, enquanto tudo isso acontecia na Trizidela, o que o SAAE executava em outros bairros?

Evimar Barbosa: Bom, nesta mesma época, dos vinte e um quilômetros da nova tubulação, foram colocados seis na Trizidela e o restante distribuídos para atender os outros bairros. Enquanto isso, aqui nos bairros mais ao centro, implantamos mais quatro poços: um no São Pedro, São Francisco, no Codó Novo e outro no Novo Milênio. O do São Francisco e do Novo Milênio já estão em funcionamento. Os poços do São Pedro e Codó Novo logo estarão entrando em operação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *