Maio Amarelo: Equatorial Maranhão orienta sobre cuidados para evitar acidentes de trânsito envolvendo postes

_Em 2024, foram contabilizadas 1.678 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica_

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de adotar hábitos seguros e promover um trânsito mais responsável. Diante deste cenário, a Equatorial Maranhão reforça continuamente seu compromisso com a segurança dos clientes e, ao longo de todo o ano, vem orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes, principalmente os envolvendo postes de energia elétrica.

Durante o mês de conscientização no trânsito, a Distribuidora aproveita o movimento Maio Amarelo, para sensibilizar seus colaboradores e clientes a respeito de atitudes imprudentes que acontecem diariamente por falta de atenção no trânsito. Segundo um balanço realizado pela Equatorial, somente em 2024, foram contabilizadas 1.678 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica, no Maranhão. De janeiro à abril de 2025, a Distribuidora registrou 278 ocorrências desse tipo, impactando diretamente o fornecimento de energia para centenas de clientes. Alguns comportamentos podem contribuir para a diminuição destes acidentes, como fazer regularmente a revisão do veículo, seguir as normas de trânsito e jamais utilizar o celular enquanto dirige, respeitar a sinalização das vias, ficar atento a velocidade e dirigir de forma defensiva.

Dirigir com segurança é um ato coletivo, que preserva a vida de quem conduz e de todos ao redor. O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, aponta que este tipo acidente prejudica não apenas os envolvidos, mas a população em geral. “É fundamental estar sempre atento e dirigir de maneira defensiva, pois acidentes com postes, dependendo da gravidade, além de colocar em risco a vida dos envolvidos, pode afetar centenas de pessoas que podem ser prejudicadas com a falta de energia e, dependendo da complexidade da operação, o serviço de reparo ou a troca dos componentes pode durar horas, levando em consideração que o serviço envolve diversos processos para garantia da segurança de todos,” informou o Executivo.

Vale destacar que, dependendo da situação, o custo para substituição de um poste pode variar entre R$ 3 mil e R$ 44 mil. Esse valor depende das condições da estrutura danificada, do tipo de poste envolvido e dos equipamentos instalados. Quando é possível identificar o motorista do veículo envolvido no acidente, ele é responsabilizado pelos prejuízos causados ao patrimônio da Distribuidora.

A Equatorial Maranhão, reforçando seu compromisso com a segurança da população, traz algumas dicas para casos de acidentes com postes da rede elétrica:

* Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, a principal orientação é que as pessoas não se aproximem de fios, cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede.
* Nos casos em que a estrutura do poste cair sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada do socorro e também das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia, com segurança para todos.
* Para que o número de acidentes pare de crescer, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral.

A Distribuidora reitera ainda que as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente na Central de Atendimento da Equatorial Maranhão, por meio do telefone 116 (ligação gratuita), para que as equipes técnicas possam ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.

_*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*_

 

PT nacional confirma Camarão para 2026

O vice-governador Felipe Camarão (PT) tem movimentado com estratégia as peças no tabuleiro político maranhense de olho nas eleições de 2026. Com presença constante em inaugurações de obras e reuniões com lideranças políticas — tanto da base aliada quanto da militância na capital e no interior —, Camarão reforça sua pré-candidatura ao Governo do Estado com o respaldo da direção nacional do Partido dos Trabalhadores.

Na noite da última segunda-feira (5), em ato político realizado em São Luís, o Diretório Nacional do PT oficializou o nome de Camarão como pré-candidato da legenda ao Palácio dos Leões. O anúncio foi feito pelo secretário-geral do partido, Henrique Fontana, durante discurso que contou com o entusiasmo da militância local e apoio da direção nacional.

Fontana, figura de destaque nas articulações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi enfático:

“A candidatura do companheiro Camarão ao governo do Maranhão é uma questão de justiça. Nós tivemos lado a lado com o governador Brandão em toda campanha. Passamos em cada cidade, em cada rua dizendo: ‘É Lula, presidente. É Flávio Dino, senador. É Brandão, governador e Camarão vice’. Então nada mais natural, nada mais justo para nós pleitearmos esse lugar ao sol para dar continuidade ao projeto popular aqui no estado do Maranhão. Porque nós governamos juntos com Flávio Dino. Nós governamos junto com o Brandão. E nós queremos sim eleger o Brandão a senador e Camarão ao governo do Maranhão.”

Expectativa real e concreta de assumir o governo

Pré-candidatura de Felipe Camarão conta com o apoio de representantes da forças políticas local e nacional do PT (Foto: Divulgação)
Segundo o secretário-geral, Felipe Camarão é atualmente o único vice-governador filiado ao PT com viabilidade real de chegar ao governo de um estado, e a sigla não considera outra alternativa. Fontana destacou ainda que o partido espera a manutenção da aliança que resultou em três vitórias eleitorais consecutivas, defendendo a continuidade da parceria entre PT e PSB no Maranhão.

(Foto: Divulgação)
Durante o ato, a executiva nacional do PT também manifestou apoio à possível candidatura do governador Carlos Brandão (PSB) ao Senado, reforçando a intenção de manter as duas lideranças na disputa majoritária em 2026.

Em entrevista, Camarão reiterou o desejo de contar com o apoio declarado de Brandão, destacando que o atual governador é seu candidato ao Senado.

“Eu sou pré-candidato pelo PT, partido do presidente Lula. Sou o candidato do presidente Lula. Quero ser o candidato do governador Brandão. Quero que o Brandão seja o meu candidato a senador. Quero que a gente caminhe unido, em paz. O Maranhão precisa disso. O Maranhão precisa de continuidade para que a gente possa superar vários desafios. Acho que o Maranhão merece ter esse governo junto do Lula com o Camarão. PT com PT. Acho que o Brandão merece ir para o senado. A gente precisa do Brandão no senado para ajudar o presidente Lula. Vamos lembrar que são 2/3 de mudanças no senado no ano que vem. São 54 senadores”, afirmou.

Ao ser questionado sobre outros possíveis nomes para o Senado, como a senadora Eliziane Gama (PSD), o senador Weverton Rocha (PDT) e o ministro André Fufuca (PP), Camarão manteve a diplomacia. “Temos o [governador] Brandão, a [senadora] Eliziane, Weverton que é senador também. E o ministro André Fufuca, que já se manifestou também com intenção. Brandão é o meu candidato. É o único voto declarado. Os outros três não há nenhum tipo de veto. Nós temos amizade, parcerias, somos do mesmo time. Qualquer um dos três que for senador junto com Brandão vai ajudar o Brasil e o Maranhão, eu tenho convicção.”

Camarão também sinalizou que o debate sobre quem ocupará a vaga de vice-governador será feito oportunamente, indicando que, caso Brandão dispute o Senado, ele poderá assumir o governo e concorrer à reeleição. “Há uma expectativa muito grande, real, concreta, de o governador Carlos Brandão disputar o Senado, eu poder assumir o Governo do Estado e concorrer à reeleição”, declarou ao podcast MyNews.

Caso a candidatura se concretize e Camarão assuma o Palácio dos Leões, será a primeira vez que o Maranhão terá um governador do PT, fato que o próprio vice-governador destacou como um marco histórico para o estado.

O Imparcial

Café, Lanche e Brunch é na Estação do Café: Um Espaço para Todos os Momentos

Seja para começar o dia com energia, fazer uma pausa durante a tarde ou compartilhar uma refeição especial com amigos, a Estação do Café é o lugar perfeito para quem busca sabor e aconchego. Localizada no coração da cidade, a casa combina um ambiente acolhedor com um cardápio que conquista tanto os amantes do café quanto os apreciadores de boas experiências gastronômicas.

Café: O Protagonista

Na Estação do Café, o café é tratado como uma arte. Cada xícara traz uma explosão de aromas e sabores. Não importa se você prefere um cappuccino cremoso, um latte delicado ou um café coado com notas especiais, aqui você encontra a bebida perfeita para o seu paladar.

Lanche: Recarregue as Energias

Se a fome bater no meio do dia, a Estação do Café oferece uma variedade de opções deliciosas para todos os gostos. Sanduíches artesanais, amanteigados e bolos caseiros são apenas algumas das opções que compõem o cardápio. Tudo preparado com ingredientes frescos e um toque especial que faz cada mordida valer a pena.

Brunch: Uma Experiência Completa

Para quem gosta de unir o melhor do café da manhã e do almoço, o brunch da Estação do Café é uma experiência imperdível. Com uma seleção que inclui ovos, panquecas fofinhas e sucos naturais, o brunch é perfeito para começar o dia de forma mais tranquila ou celebrar momentos especiais com quem você ama.

Um Ambiente que Convida à Conexão

Além do menu impecável, a Estação do Café é um lugar onde você pode relaxar, trabalhar ou simplesmente desfrutar de uma boa companhia. O espaço é aconchegante que faz você se sentir em casa.

Seja para um café rápido, um lanche caprichado ou um brunch inesquecível, a Estação do Café é o destino certo para quem valoriza qualidade e bem-estar. Venha nos visitar e descubra porque somos o ponto de encontro perfeito para os apaixonados por café e boa comida!

Virginia Fonseca entra na mira da CPI das Bets e é convocada a depor

Virgínia Fonseca foi convocada para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Apostas Online. A influenciadora vai ser ouvida na “CPI das Bets” na próxima terça-feira (13), às 11h. O depoimento ocorrerá no Senado Federal, e Virginia participará na condição de testemunha, conforme informações divulgadas pela coluna Grande Angular, do portal Metrópoles.

A convocação foi feita pela relatora da CPI, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). O pedido tem como base a relevância da influenciadora, sua popularidade expressiva e a atuação em campanhas publicitárias relacionadas a jogos de azar. A comissão aprovou o requerimento em dezembro de 2024.

A senadora afirmou que Virginia “aparece em situações que precisam ser esclarecidas” e defendeu a importância do depoimento para compreender o impacto da publicidade de apostas em plataformas digitais. “Estamos cumprindo o papel de fiscalização e investigação que a sociedade espera do Senado”, disse Thronicke à coluna.

Virginia Fonseca entra na mira da CPI das Bets e é convocada a depor / Foto – Reprodução

MAIS DEPOIMENTOS
Na quarta-feira (14), a CPI também ouvirá a advogada Adélia de Jesus Soares, representante legal da também influenciadora Deolane Bezerra. Adélia tentou evitar o comparecimento ao recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas teve o pedido negado.

Segundo o presidente da CPI, senador Dr. Hiran (PP-RR), tanto Virginia quanto Adélia manifestaram disponibilidade para colaborar. Os dias dos depoimentos das duas ainda podem ser negociados entre as partes.

MN

Gracyanne Barbosa choca ao posar amamentando bebê reborn: “Tudo mudou”

Após anunciar que se tornou mãe de um bebê reborn, Gracyanne Barbosa, de 41 anos, compartilhou um vídeo em seu perfil no Instagram nesta quarta-feira (7), onde ela aparece dando mamadeira para o boneco. A ex-BBB já havia causado polêmica ao entrar na onda dos bebês reborns, que são bonecos ultrarrealistas que imitam recém-nascidos.

“Depois que Bê chegou, tudo mudou”, escreveu.

Anúncio DA CHEGADA DO BEBÊ
Gracyanne Barbosa, de 41 anos, chamou atenção nas redes sociais ao aderir à tendência de adquirir um bebê reborn. A influenciadora compartilhou no Instagram uma imagem gerada por inteligência artificial do boneco de aparência realista e relatou que sempre teve o desejo de ser mãe, o que dividiu opiniões entre os internautas. Diversos comentários expressaram críticas à sua escolha.

“Adota um de verdade, tanta criança esperando um lar, uma mãe”, escreveu uma usuária. “Sério, sei que você é um amor, mas também aí já é demais”, afirmou outra. “Foi hackeada, não é possível”, comentou mais alguém. Já Giovanna Jacobina, irmã de Gracy e sua parceira no BBB 25, também se mostrou surpresa: “Gente, do nada (risos)”.

MN

 

Vereadora Leda Torres apresenta Indicações e destaca o dinamismo da gestão municipal em 100 dias de governo

Durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, a vereadora Leda Torres apresentou e teve aprovada suas duas Indicações, para recuperação de vias e espaços públicos da cidade. Por meio da Indicação Nº 150/2025, a vereadora solicitou ao Executivo Municipal, junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, em caráter de urgência, a reforma completa da Praça da Bandeira, localizada no Bairro Santa Filomena.

E com a Indicação Nº 151/2025, solicitou a prefeitura e à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Públicos, também em caráter de urgência, a recuperação da massa asfáltica da Travessa Afonso Cunha, Bairro São Raimundo. Em entrevista, a parlamentar destacou o rápido atendimento da gestão municipal as Indicações do Legislativo e as obras e ações realizadas pelo governo em apenas 100 dias de trabalho.

Apresentamos e tivemos aprovadas mais duas importantes Indicações, para a recuperação e manutenção de bens públicos, como vias e a nossa Praça da Bandeira. É preciso salientar o compromisso e vontade do governo municipal em atender tantas demandas indicadas pelo Legislativo, com celeridade e empenho. A administração municipal vem mostrando muito trabalho e proporcionando um grande momento para Codó, realizando ações e obras de grande importância em todos os cantos de nosso município”, destacou a vereadora.

ACRIVI se reúne com o Prefeito Chiquinho FC para tratar da 51ª edição da EXPOCODÓ

Na última segunda-feira (05), a diretoria da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) esteve reunida com o prefeito de Codó, Chiquinho FC, para alinhar os preparativos da 51ª edição da ExpoCodó. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e marcou o início oficial das articulações para a tradicional feira agropecuária do município. Na ocasião também estavam presentes secretários de governo, vereadores e assessores.

Durante a reunião, foram discutidos pontos importantes como a infraestrutura do parque de exposições, apoio logístico da Prefeitura, segurança, atrações e a participação de expositores regionais. A expectativa é de que esta edição supere a anterior em público e negócios, consolidando ainda mais a EXPOCODÓ como um dos principais eventos do calendário de feiras agropecuárias do estado do Maranhão.

O prefeito Chiquinho FC reafirmou o compromisso da gestão em apoiar o setor agropecuário, destacando a importância da EXPOCODÓ para a economia local e regional. “Estamos reunidos com o presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros, os representantes da entidade, nossos secretários, vereadores, tratando do planejamento para a Exposição agropecuária de Codó, que acontece todos os anos. E o município está de portas abertas para ajudar, colaborar para que possamos realizar um evento de grande sucesso”, declarou o prefeito.

De acordo com o presidente da ACRIVI, Idelfonso Barros, a parceria com o poder público é fundamental para garantir o sucesso da feira. “Um encontro de grande importância, pois o prefeito, junto com toda sua equipe, se colocou a disposição para colaborar com a realização da nossa EXPOCODÓ. Prontamente, já disponibilizando equipes para a realização da manutenção e reparos no parque, entre outras demandas. Isso demostra o entusiasmo e a vontade do prefeito Chiquinho FC em proporcionar uma linda e grandiosa festa para a população codoense e nossos visitantes. Quero agradecer também o secretário de Agricultura, Pedro Belo, que desde o início da gestão está nos apoiando para o sucesso de nossa feira”, destacou.

A 51ª edição da EXPOCODÓ está prevista para acontecer no início do segundo semestre de 2025, entre os dias 26 de julho e 03 de agosto, e promete movimentar a cidade com exposições de animais, das mais modernas máquinas agrícolas, leilões, cursos, palestras, shows e grandes oportunidades de negócios para produtores e empreendedores da região.

Dia das Mães: Procon/MA encontra variação de até 375,24% no preço de flores

Com a aproximação do Dia das Mães, cresce a procura pelo presente ideal para aquela que merece sempre o melhor. Um dos itens mais buscados por quem deseja homenagear as mães, as flores, apresentou variação de preços que pode chegar a 375,24%, a depender do estabelecimento. É o que aponta a última pesquisa de preços realizada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), divulgada nesta terça-feira (6).

O levantamento incluiu mais de 80 produtos, entre livros, flores, itens de perfumaria, joias, relógios, acessórios (bolsas e sapatos) e celulares, em 24 estabelecimentos da Grande Ilha.

“Com a pesquisa, o consumidor já sai de casa sabendo que pode economizar, comprando um presente de qualidade por um preço justo, além de ficar atento a práticas abusivas, como o aumento injustificado de preços”, explicou a presidente do Procon/MA, Karen Barros.

Flores
A maior variação registrada foi de 375,24% no item Vaso de Lírios, que custa R$ 95,00 na Artis Flores (Cohama) e R$ 20,00 na Flora Fogaça (Cohafuma).

A segunda maior variação entre as flores foi observada no item Doze Rosas Nacionais – Embalagem Básica (Folhagem Simples). Na Flora Fogaça, o buquê custa R$ 120,00, enquanto na Quixaba Terra Zoo (Calhau) sai por R$ 30,99 — uma diferença de 287,22%.

Livros
Entre os livros pesquisados, a maior variação de preço foi encontrada na obra A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra, da autora Laura Gutman. Na Livraria Leitura do Shopping da Ilha, o livro custa R$ 69,90, enquanto na mesma rede, no São Luís Shopping, o valor é R$ 49,90 — uma diferença de 40,08%.

Outros itens
Entre os demais produtos avaliados — como joias, perfumaria, relógios, bolsas, sapatos e celulares —, é possível encontrar opções de presentes que vão desde perfumes a partir de R$ 59,90 até smartwatches que custam cerca de R$ 4.000,00.

O Imparcial